You are here

Vacinação contra a raiva em cães e gatos começa neste sábado na zona rural de Campos, no RJ | Norte Fluminense

Imunização é indicada para animais a partir de dois meses de vida e a ação será volante.

Nesta primeira ação, as equipes percorrerão as seguintes localidades: Viana, Serrinha, Caxeta, Guriri, Rela, Macacos, Rio da Prata, Elesbão, Cerejeira e Mato Escuro (Foto: Rogério Azevedo/Prefeitura de Campos)Nesta primeira ação, as equipes percorrerão as seguintes localidades: Viana, Serrinha, Caxeta, Guriri, Rela, Macacos, Rio da Prata, Elesbão, Cerejeira e Mato Escuro (Foto: Rogério Azevedo/Prefeitura de Campos)

Nesta primeira ação, as equipes percorrerão as seguintes localidades: Viana, Serrinha, Caxeta, Guriri, Rela, Macacos, Rio da Prata, Elesbão, Cerejeira e Mato Escuro (Foto: Rogério Azevedo/Prefeitura de Campos)

A vacinação de cães e gatos contra a raiva, realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, começa neste sábado (01) em 11 localidades da zona rural do município.

Segundo a médica veterinária Francimara de Araújo, responsável pela campanha que segue até o dia 7 de outubro, a imunização é indicada para animais a partir de dois meses de vida e a ação nesses locais ocorrerá de forma volante, isto é, de casa em casa, das 9h às 16h.

Francimara informou que não é recomendável a aplicação da vacina em animais que estiverem doentes e fêmeas que estejam esperando filhotes e que estiverem amamentando.

“A vacina é composta pelo vírus atenuado morto e, por isso, não causa riscos aos animais. Porém, quando o animal está doente a vacina acaba não fazendo efeito e no caso das fêmeas que estão esperando filhotes, tanto cadelas quanto gatas, evitamos aplicar a vacina por conta do estresse. Mas depois que o animal estiver curado e não estiver mais amamentando, a vacina pode ser tomada”, explica.

Nesta primeira ação, as equipes vão percorrer as seguintes localidades: Viana, Serrinha, Caxeta, Guriri, Rela, Macacos, Rio da Prata, Elesbão, Cerejeira e Mato Escuro. Além de funcionários do CCZ, o trabalho também contará com ajuda voluntária de alunos do curso de Veterinária da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

Após a vacinação na área sul do município, a campanha percorrerá outras regiões do interior do município até a realização dos trabalhos do Dia D, no dia 7 de outubro, quando os postos de imunização também funcionarão na área urbana.

Source

Related posts

Leave a Comment