You are here

Vacinação contra a gripe não atinge meta e prazo é prorrogado em Ariquemes, RO | RO / Ariquemes e Vale do Jamari

Dos 90% esperados pela Semsau, apenas 76% do público-alvo foi imunizado. Grupo das crianças até os cinco anos preocupa, com apenas 63% vacinadas.

Vários municípios de RO não atigem metas de vacinação da gripe

Vários municípios de RO não atigem metas de vacinação da gripe

A meta de vacinação contra a gripe ainda não foi alcançada e o prazo foi prorrogado para até o dia 6 de junho em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), apenas 76% do público-alvo entre as pessoas pertencentes aos grupos prioritários foram vacinados.

O grupo dos idosos é o que está mais próximo de atingir a meta de 90% e o grupo das crianças é que o mais preocupa, tendo em vista que apenas 63% foram imunizadas.

Na manhã desta quinta-feira (1º), a gerente de vigilância de saúde do município, Sônia Carvalho, explanou que os pais ou responsáveis devem se atentar quanto a necessidade de levar as crianças para receberem a vacina contra a gripe e, desta forma, para que elas possam ficar protegidas.

“Caso a criança não seja imunizada, elas poderão contrair algo mais grave, que pode desenvolver um quadro grave de pneumonia ou infecção respiratória e poder ter vidas perdidas. E isso se dará simplesmente pelo motivo dos pais ou responsáveis não estarem fazendo a tarefa de casa, que é cuidar das crianças”, exclama.

Sônia Carvalho relata que pontos itinerantes para a vacinação estão em funcionamento em vários locais do município para que o cidadão não fique sem receber a imunização.

“Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão em atendimento até as 17h para aplicar a vacinas. Além disso, também instalamos um posto de vacinação do shopping, para aqueles pais que possuem alguma dificuldade quanto ao horário, onde lá o atendimento acontece até as 21h”, informou.

Conforme a gerente de vigilância de saúde, ações específicas estão sendo realizadas para que as pessoas se mobilizem ao ato de serem vacinados.

No próximo sábado (3), uma equipe da Semsau estará em atendimento na Feira do Produtor Rural, localizada na Avenida Tancredo Neves, para oferecer a vacina às pessoas pertencentes aos grupos de risco.

“Estamos buscando todos os esforços para que a população seja atendida da melhor maneira possível. Como visitando os bairros mais distantes e a zona rural para oferecer a vacina, e enviando bilhetes aos pais dos estudantes para que levem o cartão de vacina nas escolas e possar receber a imunização”, salienta.

A campanha de vacinação contra a gripe iniciou no dia 17 de abril e no município foi realizado o “Dia D” em 13 de maio, mas, mesmo assim, o índice total de pessoas imunizadas não alcançou a meta de 90% em nenhum dos grupos prioritários.

Segundo dados da Semsau, até o momento as puérperas estão em 81%, as gestantes em 66%, os profissionais de saúde em 80%, os idosos em 85% e as crianças em 63%.

Source

Related posts

Leave a Comment