You are here

Ubuntu a nova distribuio Linux disponvel na Windows Store

Depois do lançamento do SUSE Linux Enterprise Server e openSUSE Leap para Windows 10, agora é a vez do Ubuntu, uma das distribuições Linux mais populares do mundo, chegar à Windows Store. Esta distro é conhecida por ser uma das mais amigáveis para os novatos no mundo do software livre.

Esta instalação permitirá usar o Terminal e executar os utilitários de linha de comando do Ubuntu, incluindo bash, ssh, git, apt e muito mais.

Já faz algum tempo que as distros estão chegando à loja do Windows 10. Depois que a Microsoft disponibilizou o subsistema Linux no Windows, tornou-se possível rodar comandos nativos do Ubuntu dentro do sistema de Redmond, e com isso uma expansão natural dessa integração trouxe também o Fedora e o OpenSUSE para a Windows Store. Claro, uma instalação do Ubuntu em toda a sua glória não seria uma exceção.

Assim como as demais distros, o Ubuntu rodará em uma sandbox, porém ela é nativa do Windows 10 e proporciona tudo o que o sistema tem a oferecer, com todas as suas ferramentas, utilitários de linha de comando, além de acesso compartilhado a arquivos e hardware com o Windows 10. Tudo sem a necessidade de criar diferentes partições para cada sistema operacional ou de se fazer uso de máquinas virtuais.

Para instalar o Ubuntu, os usuários terão que abrir o Painel de controle (não é o aplicativo de configurações mais recente do Windows 10) para ter o Windows Subsystem for Linux habilitado no seu PC.

Se você quiser instalar a distro mantida pela Canonical em seu Windows 10, basta acessar a loja da Microsoft através do link abaixo.

Source

Related posts

Leave a Comment