You are here

Trump anunciará novo presidente do Fed às 17 horas

SÃO PAULO  –  O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai anunciar o novo dirigente do Federal Reserve (Fed, banco central americanos) às 17 horas, no horário de Brasília. Segundo sua agenda oficial, o anúncio será feito no Rose Garden da Casa Branca.

A expectativa majoritária é pela indicação de Jerome Powell em substituição a Janet Yellen, cujo mandato expira em 3 de fevereiro de 2018.

Powell é membro do Conselho do Fed desde março de 2012 e tem um perfil diferente dos últimos presidentes da autoridade monetária. É advogado, não economista, teve passagem pelo Tesouro e foi banqueiro de investimentos em instituições como a Carlyle.

Nos últimos cinco anos no BC americano, sempre votou com a maioria, compondo o consenso nas decisões colegiadas. Por esta razão, analistas veem com ele continuidade na política de taxa de juros e de redução do balanço patrimonial do Fed, pelo menos por um período de tempo. Por outro lado, Powell tem posições mais brandas em relação à regulamentação financeira.

Em entrevista à CBNC em abril deste ano, Powell disse que algumas regras dispostas na Lei Dodd-Frank são “desnecessariamente onerosas” e chamou de “excessivamente complexos” os regulamentos financeiros do pós-crise. No mais, argumentou que a aplicação de um padrão de regulamentos por si desempenhou um papel fundamental para que os bancos compreendessem seus riscos. Contudo, como as instituições financeiras melhoraram seus livros após a crise, “a necessidade dos testes de estresse regulares diminuiu”. Essa posição vai ao encontro do que Trump e outros republicanos defendem.

Se essa expectativa pela sua nomeação for confirmada, será a primeira vez em quase 40 anos que um presidente do BC americano tem um mandato de apenas quatro anos. Os três chefes anteriores do Fed foram reconduzidos a um segundo mandato.

Source

Related posts

Leave a Comment