You are here

Tela de cabea pra baixo? ‘Efeito gelatina’ no OnePlus 5 fruto de deciso na montagem

Uma teoria que circulou bastante em fóruns oficiais do OnePlus, Reddit, e em outros lugares a respeito do “efeito gelatina” na tela do novo modelo da empresa, afirma que a fabricante chinesa montou o painel de display de cabeça para baixo. Agora, essa teoria parece ter se confirmado.

Embora ainda não haja uma evidência clara de que a orientação do painel no OnePlus 5 seja a causa do “efeito gelatina”, os dois parecem estar correlacionados. Em um artigo publicado no XDA-Developers, há alguns sinais que os usuários podem conferir e concluir por conta própria.

A teoria

Os membros da comunidade que examinaram o problema apresentaram duas teorias para explicar o que pode estar causando o comportamento: VSYNC, o que seria um problema de software, ou a orientação do painel de exibição, o que é relacionado ao hardware.

Quando a teoria do VSYNC foi rapidamente descartada, a comunidade OnePlus parecia estar “obcecada” na ideia de que o display do OnePlus 5 estivesse orientado de cabeça para baixo. Essa alegação foi feita porque os usuários começaram a notar que, se a tela estiver invertida em muitos outros smartphones, eles também podem apresentar esse mesmo “efeito gelatina”.

Embora esta explicação seja bastante convincente, faltava uma prova física de que o painel estava montado de cabeça para baixo. Depois que um artigo sobre a teoria foi publicado no XDA, um desenvolvedor da comunidade conseguiu vasculhar o código-fonte do kernel e encontrou uma prova incontestável de que o OnePlus realmente orientou a tela de cabeça para baixo.

Provas

Este código é para o controlador do display e ele define claramente que o painel é orientado a 180 graus. De acordo com o desenvolvedor que encontrou esse detalhe, esta é a primeira vez que viu este código em um dispositivo real. A documentação para esta linha existe no controlador de tela em outros dispositivos, mas a maioria deles não tem a linha presente.



Uma vez que a linha não existe no código-fonte desses outros dispositivos, o valor dela é “nulo” por padrão, o que significa que o comportamento normal do controlador de telas não é esta compensação de inversão que há no OnePlus 5.

Outro desenvolvedor de kernel participante do XDA afirma que também encontrou evidências para confirmar a teoria. A matriz de display no OnePlus 5 é invertida quando comparada ao OnePlus 3T. Você pode mesclar o código do painel do OnePlus 5 e inicializar o OnePlus 3T com este código, o que resulta na inversão da tela do OnePlus 3T.

Então, constatou-se até mesmo uma relação disso na parte física, através de testes de hardware.


Isso significa que de fato o painel de display do novo aparelho chinês é definitivamente montado de cabeça para baixo. Mas quais são as implicações exatas desse fato?

Quando as reclamações sobre o “efeito gelatina” chegaram à OnePlus, a empresa disse em um comunicado que esse comportamento é “natural” e que não há “variância entre dispositivos”. Bem, embora a afirmação pareça absurda, ela faz sentido considerando essas novas descobertas. Conforme mencionado anteriormente, os usuários podem reproduzir esse efeito em outros smartphones se virarem suas telas de cabeça para baixo antes da rolagem.

Assim, se esse efeito pode ser reproduzido em outros modelos, então faz sentido dizer que esse efeito seja “natural” do OnePlus 5. O que não está muito correto é esconder o fato de que este aparelho é potencialmente um dos únicos a apresentar esse comportamento durante o uso normal – porque a tela dele está invertida fisicamente.


Mais um pra a lista: OnePlus 5 acaba de ter outro defeito exposto




Android
03 Jul



Voltou atr




Android
30 Jun


Também é verdade que não haja variação entre as telas do novo lançamento, porque todos eles tem o painel montado de cabeça para baixo. Vale lembrar que a OnePlus deliberadamente escolheu inverter o painel enquanto montava seu dispositivo. Então, não é nenhum defeito. Mas ainda não está claro os motivos que levaram a chinesa a esta decisão.

Há algumas teorias plausíveis, no entanto. Se observarmos a imagem do hardware acima, veremos que o novo modelo levou o painel para cima, com o objetivo de levar o cabo facilmente à placa-mãe. Mas por quê? Bem, no topo do dispositivo há algo em modelos OnePlus: a câmera dupla e algumas antenas.

Aparentemente, devido ao espaço limitado, a empresa teve que decidir mudar o lugar dos componentes para que tudo se encaixasse. Então, faz sentido supor que a fabricante inverteu o painel de display para acomodar o novo módulo da câmera.

Fica agora a dúvida se a companhia conseguirá realizar a prometida correção, uma vez que é um efeito natural causado por uma decisão de montagem.

O OnePlus 5 ainda no est disponvel nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar .

Source

Related posts

Leave a Comment