You are here

SUS e as ações para construção de poítica de Vigilância em Saúde são tema de Conferência em CG

O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realiza, nos dias 08 e 09 de junho, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS) de Campo Grande, no espaço de formação Lúdio Martins Coelhos, na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), localizada na Rua Onicieto Severo Monteiro, 460 – Vila Margarida.

O objetivo é estender as discussões em defesa do Sistema único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Municipal de Vigilância em Saúde.

A 1ª CMVS também vai debater o acesso e integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública; gestão de risco de estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos à população e implementação de políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas.

Com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade” a 1ª CMVS é aberta para a participação de usuários, trabalhadores, gestores, representantes de movimentos sociais, ONGs, entidades e instituições com atuação em defesa da saúde pública.

Programação

Dia 08 de junho

7h30 – credenciamento

8h – Abertura oficial, composição de mesa

8h30 – Leitura e aprovação do regulamento

9h – Invervalo Coffee Break

9h15 – Palestra “Fortalecimento dos Programas e Ações de Vigilância em Saúde” – Profª Doutora Gracia Maria de Miranda Gondin.

10h15 – Palestra: “Vigilância de Violências e Acidentes” – Psicopedagoga, Maria Sueli Mendes Nogueira.

10h45 – Palestra: “Estratégias de Prevenção dos Fatores de Riscos para as Doenças Crônicas” – Enfermeira Maria da Conceição de Barros Vieira Ramos

11h15 – Almoço

13h30 às 16h30 – Trabalhos de grupos – elaboração de propostas.

Dia 09 de junho

08h Palestra “A importância da Vigilância em Saúde na qualificação do cuidadado” – Drª Beatriz Figueiredo Dobashi.

09h –Intervalo Coffee Break.

09h15 – Plenária: leitura e aprovação das propostas.

10h15 Eleição de delegados.

11h15 – Encerramento.

 

 


Veja Também

Comentários

Source

Related posts

Leave a Comment