You are here

Skype se inspira no Snapchat para a maior atualização em anos

Aplicativo da Microsoft agora possui recurso em que são exibidos os destaques dos seus contatos por meio de fotos, além de integração com bots e add-ins.

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira, 1/6, um grande redesign do seu aplicativo do Skype, que muda um pouco o foco das coisas e agora conta com um exército de bots ajudantes prontos para oferecer recomendações e GIFs de gatos.

O Skype não eliminou a habilidade de conversar com os seus amigos, que, na verdade, foi melhorada com um feed de câmera ao vivo e a habilidade de compartilhar rapidamente notícias e outras informações pela sua rede.

Mas entre as primeiras telas que você verá está uma nota interface “Find” que utiliza bots e outros serviços para te ajudar a descobrir novas informações. E, ao contrário de atualizações anteriores, o novo Skype chegará primeiro ao mobile – mais especificamente ao Android, já que os donos de aparelhos de iOS terão de esperar cerca de um mês e os de Windows um pouco mais do que isso. 

O núcleo da nova “experiência inteligente de comunicações” do Skype é uma maneira de compartilhar suas experiências com os seus amigos mais próximos, explicou o VP corporativo do Skype, Amritansh Raghav. Segundo ele, a ideia de uma rede social se expandiu. Ela agora inclui amigos pessoais, mas também pode incluir uma série de apps e empresas com os quais você troca dados regularmente.

skype201702.jpg

“Permitimos que você se mantenha conectado de maneiras expressivas e divertidas, sem os confinamentos dessas outras experiências”, afirmou o executivo. “Você pode conversar, criar e compartilhar de maneiras mais expressivas, e trazer ferramentas e serviços. Para fazer mais, adicionamos essas experiências a partir do mundo real. E, finalmente, não esquecemos o que é o Skype: uma grande experiência audiovisual, e está disponível em todas as plataformas em que precisa estar.”

Por que isso importa

Segundo Raghav, o novo Skype representa o update mais significativo do aplicativo em mais de uma década. As comunicações móveis certamente evoluíram, com uma nova geração deixando de lado ligações telefônicas e possivelmente até mensagens de texto para se comunicar em novos serviços como o Instagram. Será que o Skype conseguirá preencher o vazio com a geração mais antiga que cresceu com chamadas de voz e vídeo, e alcançar aqueles que preferem conversas mais rápidas como no WhatsApp? A Microsoft está apostando alto que sim. 

Inteligência embutida no novo Skype

O novo Skype provavelmente te lembrará de outros aplicativos que você já viu: o Google Assistant, talvez, ou o Allo. Isso é porque a Microsoft embutiu inteligência diretamente no app. A assistente digital inteligente da empresa Cortana irá sugerir respostas nos chats para perguntas ou comentários feitos pelos seus amigos/contats, assim como no app do Google. Mas o novo Skype não parece ser tanto sobre o Cortana quanto é sobre uma rede de bots e add-ins que podem conversar com você sobre tópicos especializados. O Scoop fornece trechos de notícias, por exemplo, enquanto que o Weather fornece a previsão do tempo.

A diferença entre bots e add-ins é um tanto sutil. Os add-ins são fontes de informações que você pode acessar, enquanto que um bot é uma “voz” com a qual você pode realmente interagir, com direito a perguntas e respostas subsequentes. Alguns produtos, como o Scoop, são as duas coisas, destaca o executivo da empresa.

É importante destacar que o novo app do Skype não dá um “empurrão” para chamadas de voz ou vídeo. Em vez disso, a nova página Find encoraja o usuário a explorar o mundo real e virtual em torno dele, buscando por restaurantes, filmes ou imagens.

É uma mudança de tom interessante. Com o app da Cortana no Windows e em plataformas móveis, interagir com a assistente é uma conversar entre duas partes. No Skype, a Cortana fica ao seu lado para ajudar com respostas sugeridas, mas parece que o novo papel da Cortana dentro do Skype é apenas um entre muitos participantes em uma sala.

A inteligência também aparece em uma nova aba do Skype chamada Highlights. Caso tenha usado o app Photos, da Microsoft, ou o serviço de armazenamento OneDrive, você já deve ter notado que a Microsoft regularmente cria um “álbum para você”, com fotos de uma determinada data ou local agrupadas. Com o Skype, você poderá visualizar o que a Microsoft define como os “Highlights” (“destaques”) de outros usuários: um resumo em fotos da semana deles, que ficará disponível para os outros usuários por sete dias. Não chega a ser um feed do Instagram ou do Facebook, mas é uma maneira rápida e fácil de acompanhar a viagem de um amigo para as montanhas, por exemplo.

Por fim, temos o que a Microsoft chama de “câmera inteligente”. Reconhecendo que os usuários tendem a compartilhar fotos em quantidade igual ou maior do que qualquer outro tipo de mídia, a qualquer momento você pode deslizar o dedo para a direita e acionar a câmera do seu smartphone, seja para tirar uma fotografia ou fazer a transmissão em tempo real de um vídeo. Assim como o app Windows Photos, você pode “escrever” no vídeo ou adicionar um adesivo. Caso o vídeo seja compartilhado em um chat, seus amigos podem adicionar reações em tempo real ao que você está compartilhando. 

Skype Chat para uma nova geração

Por fim, obviamente, temos as tradicionais opções de conversa via texto e videochamada, que também receberam novidades.

A maior parte das melhorias para conversas via texto envolvem respostas inteligentes e interações com bots. Mas você também verá elementos de versões anteriores do Skype e do Microsoft Teams. É possível responder com emojis, adicionar enquetes, compartilhar vídeos ao vivo ou arquivados, gravar áudio, e mais. Caso esteja digitando, o Skype utilizará um novo ícone “soundwave” para indicar sua atividade.

A mesma abordagem reativa também se aplica aos vídeos. Mesmo no mobile, você pode redimensionar a janela do seu vídeo na tela – algo que não era possível fazer antes – para te permitir determinar a parte mais importante na conversa, e não o Skype. 

Com a Amazon adicionando habilidades aos aparelhos empoderados pela assistente Alexa e o Google melhorando o seu próprio Assitant, a corrida está iniciada para os desenvolvedores também fazerem isso com o Skype. A Microsoft espera que, até o final do terceiro trimestre, quando o novo Skype estará disponível para iOS, Android e Windows, os desenvolvedores comecem a ver o poder de combinar esses três ecossistemas mobile pelo Skype. É outra maneira esperta de empurrar os serviços inteligentes da Microsoft para plataformas como iOS e Android, como já tinha feito com a Cortana.

Source

Related posts

Leave a Comment