You are here

Salvador prepara megaesquema de segurança para o Festival da Virada – Quem

Vista aérea do local onde será realizado o réveillon de Salvador, no bairro da Boca do Rio (Foto: Divulgação/Saltur)

A prefeitura de Salvador está preparando um megaesquema de segurança para garantir que o público que for assistir aos shows do Festival Virada Salvador, a partir de quinta-feira (28), na orla da Boca do Rio, não se preocupem com nada além de se divertir.

LEIA MAIS: CONFIRA AS ATRAÇÕES DO PRIMEIRO DIA DA MAIOR FESTA DE RÉVEILLON DO PAÍS

Durante os cinco dias de festival, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) contará com uma moto aquática para garantir a segurança de banhistas e fazer eventuas resgates. A estrutura contará com 5 bases elevadas e 5 pontos de monitoramento da festa.

Documentos que eventualmente forem perdidos poderão ser recuperados no mesmo dia, em uma unidade da Guarda Cicil Municipal (GCM) que funcionará atrás da roda gigante. “Aprimoramos o serviço em relação ao do ano passado, pois toda a documentação encontrada será catalogada e lançada, na mesma hora, no site da instituição. Com isso, as pessoas poderão conferir e resgatar os documentos durante o evento ou na sede da GCM, na Avenida San Martin, do dia 2 a 5 de janeiro, das 9h às 16h”, informa o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima.

Blitze da Lei Seca vão fiscalizar os motoristas por toda a cidade para garantir a segurança de quem for curtir a festa. Vale lembrar que condutores flagrados com qualquer concentração alcoólica estão sujeitos a multas e penalidades previstas na legislação de trânsito. Ainda que o motorista se recuse a fazer o teste do bafômetro, será notificado por infração gravíssima e precisa pagar R$ 2.934,70. Além disso, ocorre a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Em caso de concentração de álcool superior a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar, a infração é caracterizada como crime e a pena é detenção de seis meses a três anos, além das medidas administrativas, como multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH ou proibição de se obter o direito de dirigir.

COMO CHEGAR AO FESTIVAL
A chegada ao local dos shows do Festival será facilitada por um esquema especial de operação montado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Além disso, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) projetou três acessos à Arena Daniela Mercury.

Para quem vai de transporte coletivo, táxi ou mototáxi, é preciso descer em uma das paradas na região da Boca do Rio e seguir a pé até um dos dois pórticos (acessos 1 e 2) localizados na nova via inaugurada pela Prefeitura e que fica atrás do antigo Aeroclube, seja por meio da praça Osório Villas Boas (antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia) ou nas proximidades do retorno do antigo Centro de Convenções.

Não será permitida a circulação de automóveis nessa pista durante o Réveillon. Para quem vai de carro, há um estacionamento com 1.500 vagas na área do antigo Aeroclube. A partir do estacionamento, há uma passarela que leva diretamente ao acesso 3 e à Arena Daniela Mercury. Vale lembrar que outras 1.330 vagas de estacionamento estão disponibilizadas através de Zona Azul em ruas próximas ao evento (ver mais informações abaixo no esquema de trânsito).

Se o meio de transporte será o coletivo, o usuário vai dispor de 400 ônibus extras, além da frota normal que circula todos os dias na cidade, entre 21h e 5h. A circulação de veículos na Avenida Octávio Mangabeira não será interrompida durante o Festival. Além disso, é possível acessar toda a estrutura montada para o Festival Virada Salvador por qualquer uma das entradas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

28 de dezembro (quinta-feira) – 17h
*Cortejo com Malê de Balê
Shows: Duas Medidas
Pablo Vittar
Gilberto Gil
Gusttavo Lima
Aviões do Forró
Harmonia do Samba

29 de dezembro (sexta-feira) – 17h
*Cortejo com Muzenza
Shows: Rafa e Pipo
Skank
Luan Santana
Claudia Leitte
Saulo
Solange Almeida

30 de janeiro (sábado) – 17h
*Cortejo com o Cortejo Afro
Shows: Olodum
Carlinhos Brown e Timbalada
Wesley Safadão
Jota Quest
Matheus e Kauan
Leo Santana

31 de janeiro (domingo) – 16h
*Cortejo com Ilê Aiyê
Shows: Amanda Santiago
Bell Marques
Jorge e Mateus
Ivete Sangalo
Marília Mendonça
DJ Alok
Psirico

1° de janeiro (segunda-feira) – 16h
*Cortejo com Filhos de Gandhy
Shows: Danniel Vieira
Margareth Menezes
Daniela Mercury
Mariene de Castro

Source

Related posts