You are here

Sábado é o Dia D de vacinação contra o vírus HPV no Rio | Rio de Janeiro

Jovens também podem se vacinar contra meningite meningocócica C, sarampo e hepatite B. Campanha vai até 21 de julho.

Campanha de vacinação incentiva adolescentes a tomar vacina contra o vírus HPV

Campanha de vacinação incentiva adolescentes a tomar vacina contra o vírus HPV

Sábado (1º) é o Dia D de Vacinação em todo o estado. E um dos focos dessa campanha é incentivar os adolescentes a tomar a vacina contra o vírus HPV. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe diz que ainda há uma resistência à vacinação contra esse vírus, principalmente pela falta de informação. A vacina é segura e importante para o futuro dos jovens, destacou Chieppe.

“Antes a vacinação era só para meninas. Nós ampliamos para meninos a partir dos 11 anos. O vírus HPV causa um grande problema que são as verrugas genitais, que além de grave problema de saúde causam imenso constrangimento. Então, a vacina ajuda a prevenir o aparecimento da doença, que é a maior causado do câncer do cólo de útero, o segundo tipo de câncer mais frequente no país”, destacou Chieppe.

O subsecretário lembrou ainda que em caso de aparecimento dessas verrugas genitais, os pais devem levar seus filhos a um urologista ou ginecologista para iniciar tratamento imediatamente. Ele desta que a vacina é o melhor método para combater o HPV.

A secretaria também vai vacinar contra a meningite meningocócica C, que a partir de agora também faz parte do calendário vacinal das crianças e adolescentes. Segundo Chieppe, trata-se de uma doença grave e a imunidade da pessoa começa a cair na adolescência. Essa vacina, afirma o subsecretário é para a vida toda.

Embora o Dia D seja neste sábado, a campanha de vacinação contra HPV, meningite meningocócica C, sarampo e hepatite B, todas voltadas para adolescentes, prossegue até o dia 21 de julho.

O subsecretário informou que a grande maioria dos postos de saúde vai estar aberta neste sábado até o meio-dia. É importante levar a caderneta de vacinação para que possa ser feita uma atualização de todas as outras vacinas.

Source

Related posts

Leave a Comment