You are here

Proteja-se do ransomware que está infectando PCs de todo o mundo nesta terça, 27


Por
Redação

| em
27.06.2017 às 16h59

Andressa Neves

Hacker

Nesta terça-feira (27), mais um ransomware está afetando máquinas de diversos países, principalmente da Europa, e já chegou aqui no Brasil. De acordo com as informações, bancos, aeroportos, sistemas de transporte, empresas de telecomunicações e energia e até um hospital no estado de São Paulo já foram comprometidas com o ataque. Batizado como “Petya”, o vírus sequestra os computadores de forma bastante semelhante ao “WannaCry”, responsável pela infecção mundial de milhares de máquinas no mês passado.

Segundo os especialistas, o ransomware tem utilizado uma falha de uma versão do sistema operacional da Microsoft, a mesma explorada pelo WannaCry, portanto, todo cuidado é pouco. Diante da ameaça, é importante que você conheça formas de se proteger e, para isso, o primeiro passo é atualizar o Windows imediatamente.

Para fazer o update, os usuários devem baixar a atualização de março deste ano, registrada sob o código MS17-010. Vale lembrar que a atualização tem suporte para as seguintes versões do Windows: Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10. Para o download, é necessário saber se a máquina é equipada com processador de 32 ou 64 bits, o que pode ser conferido em “Meu Computador” > “Propriedades”.

“Existem vulnerabilidades de execução remota de código na maneira como o servidor Microsoft Server Message Block 1.0 (SMBv1) manipula certas solicitações. Um invasor que conseguir explorar as vulnerabilidades poderá adquirir a capacidade de executar um código no servidor de destino.
Para explorar a vulnerabilidade, na maioria das situações, um invasor não autenticado pode enviar um pacote especialmente criado a um servidor SMBv1 alvo.
A atualização de segurança resolve as vulnerabilidades, corrigindo a maneira como o SMBv1 lida com essas solicitações especialmente criadas”, explicou a Microsoft.

Para baixar a atualização compatível com o seu computador, clique aqui. Quer saber mais informações sobre como se proteger de ransomwares? Confiras as dicas que separamos para você!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!

Source

Related posts

Leave a Comment