You are here

Prédios públicos em Humaitá são incendiados após operação do Ibama, no AM | Amazonas

Um grupo de garimpeiros é suspeito de atear fogo em prédios públicos em Humiatá, no Sul do Amazonas, nesta sexta-feira (27). A ação ocorreu após uma operação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreender balsas usadas em um garimpo.

A Operação Ouro Fino, realizada pelo Ibama nesta tarde, realizou fiscalizações para monitorar a atividade de extração ilegal de ouro no Rio Madeira. Ao todo, 37 balsas de garimpeiros foram apreendidas.

Algumas balsas recolhidas na operação pegaram fogo. Revoltados, os garimpeiros se reuniram para protestar. A Força Nacional, que está na cidade para acompanhar a ação do Ibama, tentou conter a manifestação, mas houve confronto.

Os manifestantes invadiram e incendiaram os prédios do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Eles também entraram no prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde funciona o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), mas foram contidos. Sem acesso ao local, o grupo ateou fogo em veículos que estavam estacionados na área.

Por telefone, o Ibama em Brasília disse que espera retorno sobre a operação em Humaitá para falar sobre o caso.

Source

Related posts

Leave a Comment