You are here

Prazo de desligamento do sinal analógico em Macapá é antecipado para agosto | Amapá

O Ministério das Comunicações determinou, através de portaria publicada, uma nova data para o desligamento total do sinal analógico em Macapá. Antes marcado para dia 28 de novembro, o processo foi antecipado para 14 de agosto.

Segundo o gerente regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Amapá, Edward Aires, a medida foi para não coincidir com as Eleições 2018. Ele destaca que uma pesquisa apontou que a capital atende a exigência de ter mais de 90% de aparelhos aptos de receber o sistema.

“A previsão inicial era para novembro, mas foi antecipado, e um dos motivos foi para não coincidir com o período eleitoral. A partir de 14 de agosto, o sinal analógico será desligado totalmente e só vão funcionar as emissoras que tiverem com o sinal digital”, detalhou.

Quem usufrui de algum programa social do Governo Federal já pode solicitar gratuitamente o “Kit Digital” para receber a nova frequência que será a única forma de transmissão das emissoras na capital. A proposta é inserir famílias de baixa renda no processo de avanço tecnológico.

O interessado deve preencher um formulário on-line com CPF ou Número de Identificação Social (NIS), fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social para beneficiários do “Bolsa Família”, “Minha Casa Minha Vida”, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Pela internet é feito o agendamento com a empresa responsável pela entrega do kit, que inclui antena e conversor e controle remoto. Para o gerente regional, a novidade traz ganhos para toda a população.

De acordo com a Anatel, o desligamento do sinal analógico deve liberar a faixa de 700Mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O recurso é uma das tecnologias mais avançadas para telefonia móvel.

“Então, é trocado o sinal analógico pelo digital e além disso é disponibilizado mais frequência para telefonia móvel 4G, ou seja, banda larga para celular, tablet e entre outros. A medida em que ocorre o desligamento as operadoras obtêm essa autorização”, finalizou Aires.

Source

Related posts