You are here

População de MT usa mais celulares e TVs para acessar a internet, diz pesquisa do IBGE | Mato Grosso

Aumenta o número de acessos à internet pelo celular entre os mato-grossenses (Foto: Caio Fulgêncio/G1)Aumenta o número de acessos à internet pelo celular entre os mato-grossenses (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Aumenta o número de acessos à internet pelo celular entre os mato-grossenses (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Os mato-grossenses estão usando mais os aparelhos celulares e TVs para acessarem à internet do que computadores e tablets, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua (PNAD). Os números foram divulgados nesta quinta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa divulgada pelo órgão tem o objetivo de mostrar características de moradores e domicílios.

Em 2016, os dados demonstram que 58% dos moradores nos domicílios de Mato Grosso se conectaram por meio do telefone móvel e 2,5% por meio da televisão. Já em2017 os números subiram, sendo 69,3% usando celulares e 5% as TVs.

Por outros lado, os acessos por meio dos microcomputadores e tablets mantiveram a média de utlização.

Em 2016, pouco mais de 6% dos domicílios estiveram online através de tablets e 32% usando o computador.

Em 2017, o comparativo subiu. Os tablets foram usados por 7,1% das casas e os computadores por 33,8%.

De acordo com o professor Nelcileno Virgílio de Souza Araújo, coordenador do curso de sistemas de informação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), fatores econômicos impulsionam o uso de smartphones e televisores para acesso à internet.

“O custo para se conectar pelos celulares é menor, uma vez que o preço dos aparelhos é acessível à maior parte da população. A conexão através do celular não requer a contratação de uma empresa prestadora de serviços de internet, ela é automática, desde que haja créditos”, explicou.

Source

Related posts