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podem as third-parties chegar aos 4K? • Eurogamer.pt

A Xbox One X tem muito para prover at ao lanamento, a 7 de novembro. Forza 7 demonstra lindamente como jogos first-party a 1080p podem ficar quando convertidos para resolues ultra HD, mas e os exigentes jogos third-party, que geralmente correm a 900p na Xbox One normal? Assassin’s Creed Origins – demonstrado na conferncia da Microsoft na E3 – apresenta evidncias que uma linda apresentao 4K no est fora das possibilidades. Tivemos acesso a ficheiros 4K cristalinos do segmento gameplay, e mesmo debaixo de escrutnio, Origins aguenta-se bem.

No entanto, para uma mquina promovida para jogos a ‘verdadeira 4K’, h quem diga que o jogo fica aqum do esperado, a Ubisoft utiliza renderizao checkerboard e resoluo dinmica para construir o framebuffer 2160p. Mas essas mtricas no nos dizem tudo. Em movimento, as arestas parecem mais ntidas como estariam a 4K nativa em toda a imagem, mesmo ao perto a qualidade de imagem passa por uma apresentao nativa. Somente quando olhas de perto para o detalhe das texturas que se torna evidente uma leve suavidade – tal como em outros jogos 2160p checkerboard que j vimos, como Horizon Zero Dawn e Days Gone. A integridade da imagem slida, apenas com pequenos artefactos em torno de objectos que se movem rapidamente – fcil de ver em imagens paradas ampliadas para 300% mas virtualmente impossvel de detectar durante gameplay numa TV 4K.

Concluso – Assassin’s Creed Origins pode no ser um jogo a nativa ‘verdadeira 4K’ mas no importa. Tem um aspecto fantstico num ecr 4K e se utiliza resoluo dinmica para estabilizar a performance, no encontrmos nada que comprometa demasiado a imagem. A srio, retiramos algumas imagens para a contagens de pixeis e encontramos 2160p em todas. O nico seno que a Xbox One X de desenvolvimento pode empregar 10% de recursos GPU adicionais, tem acesso a 44 unidades computacionais, comparadas com as 40 da unidade para venda. No sabemos se essas unidades computacionais extra estavam a ser usadas.

Olhar a Assassin’s Creed Origins a correr na Xbox One X a 4K. No nativa mas tem um aspecto fantstico em termos da simulao da apresentao 4K – e existem visveis melhorias grficas sobre Assassin’s Creed Syndicate em vrios aspectos.

Apesar do resultado na Xbox One X ser o foco aqui, no podemos esquecer que um novo Assassin’s Creed, com melhorias introduzidas no jogo desde o incio. Origins impressiona com o seu incrvel detalhe ambiental e longas distncias de viso. Casas, rvores e outras estruturas, esto visveis a grande distncia, enquanto o pop-in causado pelas transies de nvel de detalhe parecem menos agressivas do que nos anteriores. A qualidade das texturas igualmente impressionante, e elementos como tijolos e tecidos so ricos em detalhe, e podemos presumir que os 12GB de memria da Xbox One acomodam na perfeio as texturas 4K do PC.

A iluminao tambm est muito melhor, existindo indcios de uma nova tcnica de iluminao global que usada para adicionar profundidade aos locais com mais iluminao ambiental. Um brilho distinto perceptvel consoante a luz reflecte das paredes para o cho, isto d mais atmosfera nos ambientes de alto contraste no nvel que vimos. Os efeitos volumtricos. Enquadra-se bem com o cenrio Egpcio, onde a luz solar permite ao motor demonstrar alguns bons efeitos volumtricos e um alcance dinmico muito slido. Boas indicaes para o suporte HDR, prometido para o jogo final.

J as animaes e mecnicas de jogo esto menos impressionantes, no parecem drasticamente remodeladas ao ponto que muitos esperava. Ao invs de uma completa remodelao, as primeiras impresses pintam Origins como um refinamento sobre o molde familiar da srie. Os edifcios podem ser escalados at alturas incrveis, usamos animais para espiar os alvos, e o combate ainda apresenta um foco na fuga e contra-ataque. Existem novos elementos, tais como apanhar flechadas j atiradas, e o combate flui de uma forma mais livre, mas estas mudanas no parecem reescrever o familiar livro de regras e ficamos a pensar at que o ponto o gameplay principal foi melhorado.

A fluidez dos movimentos do protagonista est melhorada, os movimentos principais fluem com maior suavidade, o que permite ao protagonista interagir com maior naturalidade com o cenrio ao escalar e ao percorrer edifcios. No entanto, algumas aces ainda parecem bruscas e sem a naturalidade de jogos como Horizon Zero Dawn ou Uncharted 4. O mesmo pode ser dito dos combates, onde os confrontos fsicos apresentam maior fluidez do que nos anteriores jogos da srie.

A performance tambm est boa. Os que viram a conferncia da Microsoft podem ter reparado num soluar em todos os gameplays – incluindo Origins – mas isto parece ser um problema tcnico daquele dia. Vimos o cdigo a correr nossa frente e os rcios de fotogramas esto slidos a 30fps. Boas notcias tendo em conta que a verso alpha, e mesmo que esteja a ser usado o poder extra do dev kit, uma boa base para mais optimizaes. O uso da converso dinmica de resoluo tambm tem o potencial para minimizar as quedas no rcio de fotogramas nas cenas em que o nmero de pixeis seja um problema, mas baseado no que vimos at agora, juntamente com o tempo de desenvolvimento at ao jogo ser lanado, Origins no deve falhar aqui.



Zelda Breath of the Wild: Como obter a Master Sword


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Mas apenas vimos uma pequena poro do jogo, ser interessante ver o quo representativo do gameplay e da experincia . Por enquanto, o que vimos pinta uma imagem positiva para o apoio third-party na Xbox One X, especialmente na entrega de uma experincia UHD, mesmo que a apresentao no seja nativa.

Tambm demonstra que motores exigentes, que tradicionalmente implementaram resolues 900p ainda podem receber um significativo salto visual que simula de bela forma 4k nativa – tambm reafirma que checkerboarding funciona, e muito bem. A tcnica amadureceu desde o seu uso em Rainbow Six Siege pela Ubisoft, e ver 2160p como o alvo to cedo um sinal positivo. Teremos de esperar para ver o quo perto fica a Xbox One X da experincia PC maximizada, em termos de efeitos e qualidade de imagem 4K, mas o potencial est l para uma experincia muito mais aproximada do que alguma vez vimos numa consola.

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