You are here

Pessoas entre 55 e 59 anos podem tomar a vacina contra a gripe de graça em Curitiba | Paraná

Doses poderão ser aplicadas a partir desta sexta-feira (7) nas 110 unidades de saúde da capital.

Vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe  (Foto:  Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde)Vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe  (Foto:  Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde)

Vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (Foto: Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde)

A Prefeitura de Curitiba decidiu incluir mais um grupo de acesso à vacina contra a gripe nas 110 unidades de saúde da capital. Agora, pessoas com 55 a 59 anos também poderão tomar a dose de graça a partir desta sexta-feira (7).

Cobradores e motoristas de ônibus de transporte público, cuidadores de pessoas vulneráveis (como idosos e acamados) e a população em situação de rua já tinham sido incluídos nos grupos de acesso gratuito.

Conforme a prefeitura, a decisão aconteceu depois que o Governo do Estado deu autonomia para os municípios incluírem novos grupos aos que já são obrigatórios à imunização da gripe, conforme determinação do Ministério da Saúde.

“Ainda queremos ampliar o número de gestantes e crianças de seis meses até 5 anos imunizadas, grupos em que ainda não atingimos um número ideal de vacinados no município”, destacou a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Kresbsbach.

A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Segundo o ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

Quer saber mais notícias do estado? Acesse G1 Paraná.

Source

Related posts

Leave a Comment