You are here

O quão longe os times do Brasileirão estão de igualar o Manchester City dos mil passes?

Na vitória sobre o Swansea, a equipe de Guardiola distribuiu 1015 passes; nossos times ainda estão muito longe de fazerem isso

Header Tauan Ambrosio

No primeiro jogo após ter sido oficializado como campeão da Premier League 2017-18, o Manchester City presenteou seus torcedores com uma exibição de gala dentro do Etihad Stadium: 5 a 0 em cima do Swansea.

Além do placar elástico, a exibição foi histórica pela forma como o time treinado por Pep Guardiola tratou a bola. Os azuis de Manchester distribuíram entre si 1015 passes, sendo o primeiro time a quebrar a marca dos mil na Premier League. O índice de acerto foi tão impressionante quanto: 92.8%, segundo números da Opta, finalizando o embate contra os galeses com 82.9% de posse.

Números incríveis, e que ratificam o todos os elogios que este City merece.

Bernardo Silva Kevin De Bruyne David Silva Manchester CityExibição histórica contra o Swansea (Foto: Getty Images)

A superioridade no passe está dentro da Inglaterra e na comparação com os principais torneios nacionais da Europa. Mas e se comparado ao futebol brasileiro? O quão perto um time que disputa o Brasileirão estaria de alcançar o feito de ultrapassar a barreira dos mil passes em um jogo?


CORINTHIANS E ATLÉTICO-PR: OS QUE CHEGAM MAIS PERTO


GFX passes

O Corinthians foi o time que mais trocou passes no Brasileirão do ano passado: foram 19.165 no caminho rumo ao título, também com mais sucesso do que todos neste fundamento [84%]. Contra Vitória [21ª rodada] e Avaí [15ª], o Timão estabeleceu o maior número de passes em toda a competição: 737 e 704, respectivamente.

Carille I Corinthians Palmeiras I 08 04 18Em 2017, o Corinthians foi quem mais trocou passes na Série A (Foto: Miguel Schincariol/Getty Images)

Na média de toda a campanha, o Corinthians trocava uma média de 504 passes por jogo: muito inferior aos 741 do Manchester City na atual Premier League.

Pablo Atletico-PR Newell's 12042018 Copa SudamericanaAtlético-PR aparece com destaque nos passes  em 2018 (Foto:HEULER ANDREY/AFP/Getty Images)

Sensação neste início de Brasileirão de 2018, o Atlético-PR é o time que mais têm valorizado a posse de bola. A equipe comandada por Fernando Diniz trocou 1247 passes nas duas rodadas até aqui: ou seja, em dois jogos, o time que mais valoriza a troca de passes somou apenas 242 a mais do que o campeão inglês no embat contra o Swansea. Por jogo, a média do Furacão é de 624 passes.

O Brasileirão 2018 ainda tem muito caminho a percorrer, mas a verdade óbvia aponta uma superioridade absurda do Manchester City na troca dos passes em relação aos nossos melhores times. Ainda estamos longe.

Source

Related posts