You are here

Notícias ao Minuto – Jerusalém: Hamas recusa participar na reunião da OLP

A decisão do movimento radical islâmico pode afastar ainda mais a perspetiva de reconciliação entre o Hamas e a Autoridade Palestiniana e a Organização de Libertação da Palestina (OLP), lideradas por Mahmud Abbas.

A OLP é a entidade reconhecida internacionalmente como representante dos palestinianos, dos territórios e da diáspora.

O Hamas e a Jihad Islâmica não fazem parte da OLP, mas foram convidados a participar na reunião. A Jihad Islâmica também recusou o convite.

“Decidimos não participar na reunião do conselho central” em Ramallah, na Cisjordânia, afirmou em comunicado o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, assegurando, contudo, o seu “compromisso com a unidade do povo palestiniano”.

O movimento considerou que “as condições em que se vai reunir o conselho central […] impedem que sejam tomadas decisões ao nível das nossas aspirações”.

O Hamas queria que a reunião se realizasse fora dos territórios palestinianos, para evitar “as pressões” israelitas, mas Abbas decidiu fazê-la em Ramallah, sede do seu governo.

Segundo fontes palestinianas, uma das propostas a discutir pelo conselho central é a suspensão do histórico reconhecimento de Israel de 1988, um dos princípios fundamentais dos esforços de paz entre israelitas e palestinianos.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download
Google Play Download

Source

Related posts