You are here

Notícias ao Minuto – Filme ‘Armageddon’ é ficção científica? Veja o plano da NASA

E se um asteróide estivesse em rota de colisão com a Terra? Esta é uma pergunta que decerto tem mantido acordados muitos investigadores e astrónomos, conscientes que não está criado um plano de defesa para este tipo de ameaça. Mas não se preocupe, porque a NASA está a desenvolver um plano que servirá de última linha de defesa contra asteróides.

Conta o Engadget que o plano tem como nome Double Asteroid Redirection Test (DART) consiste no lançamento de uma pequena aeronave contra o asteróide que estaria em rota de colisão com o nosso planeta. Neste momento o DART está em fase de design e poderá ser testado na dupla de asteróides conhecidas como Didymos que deverão passar pela Terra (sem possibilidade de colidirem) em 2022.

Ao apresentarem a mesma trajetória, os Didymos apresentam-se como a oportunidade perfeita para testar o sistema, permitindo comparar os resultados do impacto da aeronave na trajetória. Veja no vídeo acima como funcionará o sistema DART.

Ainda que grande parte dos asteróides não tenha dimensão suficiente para ameaçar a Terra (uma vez que se desfazem ao entrarem na atmosfera terrestre), o projeto permite ter uma solução caso aconteça o pior.

Source

Related posts

Leave a Comment