You are here

Nem sempre os ‘melhores da FIFA’ são a ‘nata’ dos jogos de futebol

Reprodução/EA Sports

Cristiano Ronaldo é um dos nomes mais recorrentes entre os melhores da FIFA desde 2008.

Cristiano Ronaldo é um dos nomes mais recorrentes entre os melhores da FIFA desde 2008.

A partir de 2016, a FIFA e a revista francesa France Football unificaram suas premiações dos melhores jogadores da temporada e assim nasceu a FIFA Ballon d’Or, uma honraria que é desejo dos maiores craques mundiais. Nesta sexta-feira, os organizadores do evento divulgaram os finalistas para o prêmio de melhor jogador da temporada 2017: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar.

Assim, diversos jogadores de nomes venceram a premiação, o que ajudou a aumentar suas condições de craques do futebol. No mesmo período, EA Sports e Konami lançaram no mercado seus jogos de futebol, que também possuíam seus melhores atletas.

Será que os três colocados na premiação da FIFA coincidiram com os melhores jogadores de FIFA e Pro Evolution Soccer ao longo dos anos? Nós levantamos os dados para saber se houve concordância entre a entidade máxima do futebol e as produtoras dos jogos.

Nossas duas listas, uma para cada franquia, seguiram alguns parâmetros. Tomemos como exemplo o prêmio de 2017, que será disputado por Messi, C. Ronaldo e Neymar. O prêmio será entregue no 23 de outubro, em Londres. O FIFA Ballon d’Or será dado no início da temporada seguinte que ela premiará, levando em consideração tudo o que o jogador fez no último ano.  Os games de futebol também são lançados no início da temporada e trazem em seus títulos do ano seguinte.

Reprodução/Konami

Por muito tempo, Ibrahimovic não foi lembrado pela entidade máxima do futebol, mas sempre esteve bem em PES.

Por muito tempo, Ibrahimovic não foi lembrado pela entidade máxima do futebol, mas sempre esteve bem em PES.

No caso de FIFA, o primeiro overall dos jogadores, a soma de todos os seus atributos, reflete como o jogador foi avaliado ao longo da última temporada. Esse overall sofre alterações com desempenho dos atletas, mas o primeiro é a última análise da temporada anterior. No caso de PES, quase não existe atualização de rating.

Assim, no prêmio de melhor jogador da FIFA em 2017, usamos o primeiro rating de FIFA 18 e PES 2018 como parâmetros e voltamos na ordem cronológica das franquias.

Portanto, em FIFA 18, Cristiano Ronaldo tem overall de “94”, Lionel Messi tem “93” e Neymar possui “92”. No jogo da EA Sports, o três tem chance de levar o prêmio, pois foram apontados como aqueles que estão jogando o melhor futebol mundial no momento, com ligeira vantagem para o português.

Já no caso de PES 2018, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi estão empatado como os melhores do game: rating geral de “94”; Neymar tem “91”. O segundo colocado, e “penetra”, de PES 2018 é Luis Suárez, com “92”. Aqui, a FIFA dará o “voto de minerva” para sabermos que será o melhor, caso a disputa fiquem entre o português e o argentino.

Confira a seguir qual era o rating dos três melhores colocados no prêmio da FIFA ao longo dos anos e quais serão os nomes que fariam parte da honraria se os jogos fossem levados em consideração.

Na franquia da Konami, começamos pelo ano que Messi e Cristiano Ronaldo começaram a figurar entre os melhores da premiação da FIFA. Na tabela, o número ao lado de cada nome representa o rating do atleta no jogo. Aqueles que foram ‘deixados de lado’ são os jogadores que deveriam ser premiados se o jogo fosse levado em consideração.

Ao longo da história de Pro Evolution Soccer, descontado alguns jogadores “clássicos” em posições elevadas em algumas edições, Ibrahimovic foi um jogador mais valorizado no game do que na visão do prêmio da FIFA. Em PES 2014, por exemplo, ele foi o melhor, mas na premiação da FIFA, nem foi lembrado.

Em PES 2012 e 2013, a Konami acertou na ordem da premiação, mas em PES 2017, apontou Thiago Silva e Suárez, enquanto a FIFA preferiu Griezmann em terceiro.

Na franquia da EA Sports, também iniciamos a listagem quando o meia argentino e o atacante português despontaram para o estrelado. Os números ao lado dos nomes representam o rating dos atletas no respectivo jogo.

Já no jogo da EA Sports, Messi sempre foi um jogador mais bem “visto” do que os demais, mesmos quando não recebeu o prêmio da entidade máxima do futebol. Mesmo quando Cristiano Ronaldo vencia, o argentino apareceu como o melhor do jogo.

Pro Evolution Soccer 2018 possui versões para PC, PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One e Xbox 360. O game da Konami já está disponível e você confere a análise do ESPN Esports Brasil aqui.

FIFA 18 será lançado dia 29 de setembro para Playstation 4, Xbox One, PC, Nintendo Switch, PlayStation 3 e Xbox 360.

Source

Related posts

Leave a Comment