You are here

Não é só Champions League! Neymar terá outras obrigações no PSG

Não basta conquistar apenas a Champions League. O brasileiro tem capacidade de fazer muito mais pelo seu novo clube

Header Tauan Ambrosio


Por Tauan Ambrosio 


Neymar dividiu opiniões ao decidir trocar o Barcelona pelo Paris Saint-Germain. Em busca de um protagonismo que provavelmente não teria ao lado de Messi, saiu da sombra do argentino.

A sua recepção como jogador do PSG, aliado a todo o interesse midiático que carregou consigo, mostram que o camisa 10 da Seleção Brasileira tomou uma escolha acertada dentro daquilo que vê como objetivo para si.

Neymar é o cara de Paris, e os holofotes em cima dele ficaram maiores. Afinal de contas, se foi apresentado como uma espécie de super-herói, a frase “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades” cai como uma luva neste novo momento de sua vida.

Não que o craque brasileiro não tenha tido grandes responsabilidades no passado. Muito pelo contrário. Entretanto, ao escolher o PSG Neymar praticamente se vê obrigado a fazer história para não ser um fracasso. Conquistar a Champions League pela equipe francesa, por exemplo, é uma grande obrigação para o jogador mais caro em todos os tempos do futebol até o término do seu contrato, em 2022.

A crítica por deixar um clube gigante e tradicional para jogar em uma liga doméstica mais fraca [e por um time que ainda não é grande, e sim uma potência econômica], foi o principal motivo das ressalvas direcionadas à escolha de Neymar. E é exatamente por toda a superioridade de investimento, e pelo seu grupo de jogadores, que vencer a Champions League seria apenas uma de outras ‘obrigações’ que Neymar teria que cumprir para, de fato, mudar o patamar de sua nova camisa.

Fazer do PSG o maior campeão francês

GFX Ligue 1

O primeiro passo é fazer do Paris Saint-Germain, de fato, a grande força histórica do país. Hoje, Olympique de Marseille e Saint-Étienne dividem o posto de clubes mais vezes campeões: 10 títulos para cada. São quatro a mais em relação aos 6 títulos de Ligue 1 dos parisienses.

Ou seja, Neymar precisaria ajudar o PSG a conquistar absolutamente todos os títulos de Ligue 1 que vai disputar para fazer da equipe do Parque dos Príncipes a maior da França. E, dado o tamanho do investimento do clube e a qualidade de seus jogadores, é um objetivo possível.

Conduzir o clube na melhor campanha da história da Ligue 1

Troyes PSG 03132016Em 2015-16, o PSG foi campeão com 96 pontos. Um recorde (Foto: Getty Images)

Na temporada 2015-16, o Paris Saint-Germain tornou-se campeão francês com a melhor campanha da história: 96 pontos e 30 vitórias. A superioridade técnica de um time sem rival à sua altura, e com um craque do tamanho de Neymar, não pedem um ‘simples’ título nacional.

Ser o maior goleador brasileiro do clube

PSG - Liverpool 1997, RaiRaí, o maior goleador e ídolo brasileiro do PSG (Foto:Panoramic)

É possível que Neymar alcance os 156 gols marcados por Ibrahimovic e seja o maior artilheiro da história do PSG? Sem dúvidas! Afinal de contas por Santos e Barcelona o brasileiro passou da marca dos 100 tentos anotados, e em sua carreira tem melhor média de gols por jogos em relação ao sueco [0,60 contra 0,57 de Ibra].


VEJA TAMBÉM:


No entanto, Neymar tem como característica o equilíbrio entre os gols marcados e as assistências. Para deixar claro: o novo camisa 10 do PSG não é tanto aquele cara de área que vai ser o grande artilheiro, embora também tenha capacidade para isso. Mas se garantir como maior goleador brasileiro do clube é obrigação! Para fazer isso, Neymar terá que ultrapassar os 72 gols anotados por Raí.

Bater o recorde de assistências

Angel Di Maria Paris SG Caen Ligue 1 16042016Di María, o rei das assistências em uma campanha de Ligue 1 (Foto: Getty Images)

Desde que chegou ao futebol europeu, em 2013, Neymar sempre apareceu como um grande ‘garçom’ no Barcelona. Na França, o jogador que mais deu passes para gols em uma campanha foi Angel Di María, exatamente pelo PSG: 18.

E como servir os companheiros é especialidade de Neymar, entrar para a história quebrando recorde de assistência é uma obrigação que só cairia caso o brasileiro consiga desbancar Ibrahimovic no topo da artilharia histórica do clube.

Título de Champions League

Champions League trophy 1A Champions League é o grande objetivo e maior obrigação (Foto: Getty Images)

O principal objetivo, o grande projeto do Paris Saint-Germain. Se conduzir os parisienses ao título máximo da Europa, para muitos a contratação de Neymar já valeria a pena. Esta é a sua grande obrigação, mas ainda que seja a missão mais importante não será apenas a taça ’Orelhuda’ que vai fazer do PSG, indubitavelmente, um grande clube europeu.

Source

Related posts

Leave a Comment