You are here
Mundo 

Casal Clooney doa 400 mil euros para manifestação pelo controlo de armas

George Clooney e a mulher vão doar 500.000 dólares (402.000 euros) para ajudar a manifestação marcada para 24 de março em Washington de alunos da escola de Parkland, onde um ex-aluno matou 17 estudantes, na quarta-feira. A manifestação de alunos do liceu do Estado da Florida, que vão realizar uma viagem de mais de 1.500 quilómetros até à capital norte-americana, visa reclamar o controlo mais apertado de armas de fogo nos Estados Unidos. A manifestação de Washington – designada “Marcha pelas nossas Vidas” – antecede a deslocação de 100 alunos…

Read More
Mundo 

Bombardeio na Síria teria deixado 250 mortos, segundo ONG

O número de mortos em dois dias de bombardeios pelo governo da Síria a uma região controlada por rebeldes já chega a 250, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (SOHR, na sigla em inglês). Criança caminha perto de construções destruídas por ataques na cidade de Douma; ONU pediu cessar-fogo para ajuda humanitária Foto: Reuters / BBCBrasil.com Dentre as vítimas fatais, segundo o observatório, estariam mais de 50 crianças. Os ataques por ar e artilharia atingiram o leste de Ghouta, região nos arredores da capital síria, Damasco. Ainda segundo a…

Read More
Mundo 

Sob presso, Trump muda ligeiramente postura sobre armas de fogo

Entretanto, cinco meses depois no houve nenhuma novidade sobre o tema no Congresso. Foto: MANDEL NGAN/AFP Enfrentado a onda de indignação gerada pelo violento ataque a tiros de dias atrás na Flórida, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs nesta terça-feira (20) proibir um dispositivo para armas que foi utilizado em 2017 em Las Vegas para provocar um massacre. Segundo uma pesquisa publicada nesta terça por Washington Post e ABC, mais de seis em cada 10 americanos consideram que a Casa Branca e o Congresso não fazem o necessário…

Read More
Mundo 

Final feliz para menino escondido em mala para chegar Europa

A história do menino marfinense escondido em uma mala para tentar atravessar a fronteira sul da Europa em 2015 teve um final feliz nesta terça-feira em Ceuta: seu pai foi condenado a uma pequena multa e sua família poderá viver reunida na Espanha. “Tudo acabou, vamos começar a reviver, todos juntos, minha esposa, minha filha, meu filho e eu em Bilbao”, no norte da Espanha, reagiu Ali Ouattara, aliviado, na saída da audiência. Em 7 de maio de 2015, em um posto de fronteira em Ceuta, uma mala rosa arrastada…

Read More
Mundo 

Forças pró-Síria entram em Afrin para ajudar curdos contra a Turquia

¶ Por Gulsen Solaker e Ellen Francis ANCARA/BEIRUTE (Reuters) – Forças pró-Síria entraram nesta terça-feira na região de Afrin, no noroeste sírio, para ajudar uma milícia curda na área a conter um ataque da Turquia, criando a perspectiva de uma escalada maior no conflito. Pouco depois da chegada de um comboio de milicianos que empunhavam bandeiras da Síria e brandiam armas em Afrin, a mídia estatal síria relatou que a Turquia os alvejou com fogo de artilharia. O confronto opõe diretamente o Exército turco e grupos rebeldes sírios aliados à…

Read More
Mundo 

Ofensiva turca em Afrin vira confronto com o regime srio – Internacional

A ofensiva turca contra uma milcia curda em Afrin ganhou uma reviravolta nesta tera-feira com a implantao de foras pr-regime srio no enclave curdo. A chegada das foras pr-Damasco a esta regio semi-autnoma curda, que escapa ao controle central desde 2012, significa uma mudana adicional na j complexa guerra civil que afeta o pas h quase sete anos. “As foras populares entraram no distrito de Afrin”, declarou Rojhad Rojava, um oficial da defesa curda local. “Centenas de combatentes foram implantados esta tarde” na zona, indicou por sua vez Rami Abdel…

Read More
Mundo 

Nova geopolítica do Vaticano: perto da China, longe dos EUA

¶ 247 – “A normalização das relações entre a Igreja Católica e a China, esperada para as próximas semanas é resultado de um dos mais notáveis feitos de Francisco: a mudança radical operada na geopolítica do Vaticano. Este giro talvez possa explicar a oposição crescente ao Papa de forças poderosas, pois na esfera da geografia política está a balança do poder global”, escreve Mauro Lopes, no blog Caminho Pra Casa. “É uma virada espetacular. Foram 70 anos de conflito que estão para ser deixados para trás. O sinal definitivo de…

Read More
Mundo 

Investigam no México policiais por desaparecimento de três italianos

Policiais da comunidade mexicana de Tecalitlán estão sob investigação desde que familiares de três italianos denunciaram seu desparecimento após serem detidos por agentes dessa região, informou a Procuradoria regional nesta terça-feira (20). Os 33 elementos que compõem a Polícia de Tecalitlán, do estado de Jalisco (oeste), serão levados à capital, Guadalajara, “para sua capacitação e, por sua vez, seguir com a investigação”, disse em coletiva de imprensa o procurador regional, Raúl Sánchez. A investigação também pode ser realizada pela divisão especializada em investigação do crime organizado (SEIDO) da Procuradoria-Geral, informou…

Read More
Mundo 

Pence tinha reunião marcada com irmã de Kim Jong-un na Coreia do Sul, mas encontro foi cancelado | Mundo

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, tinha uma reunião marcada com a irmã do líder Kim Jong-un e outras autoridades da Coreia do Norte enquanto esteve na Coreia do Sul para as Olimpíadas de Inverno, mas o encontro foi cancelado de última hora. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20) pelo escritório de Pence. A reunião do vice americano com Kim Yo-jong, irmã do líder da Coreia do Norte, e Kim Yong-nam, presidente honorário do país, seria no dia 10 de fevereiro. No entanto, o encontro foi cancelado duas…

Read More
Mundo 

Francisco e Jacinta mostram aos cristãos que a santidade é possível

O reitor do santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, disse hoje que os santos Francisco e Jacinta Marto mostram aos cristãos que a santidade é “uma realidade próxima e possível”. A 13 de maio de 2017 — ano do centenário das aparições – o papa Francisco declarou como santos os beatos Francisco e Jacinta Marto, dois dos três pastorinhos que alegaram ter visto Nossa Senhora de Fátima. Menos de um ano depois, hoje de manhã, celebrou-se a sua festa litúrgica, tendo sido invocados como santos, pela primeira vez, Francisco e Jacinta…

Read More