You are here

Midia News | Após câncer, homem tem rosto reconstruído com pele da perna e do braço

O americano Tim McGrath, de 38 anos, desenvolveu um tumor no lado esquerdo de sua cabeça, deixando-o com apenas metade do rosto. Graças a uma cirurgia de reconstrução realizada com enxertos da perna e braço, Tim conseguiu cobrir as feridas causadas pela remoção do tumor.

 

Tim foi diagnosticado em 2014 com Sarcoma Sinovial – um raro tipo de câncer que atinge tecidos macios – após começar a sentir fortes dores na mandíbula. Na época, o tumor tinha o tamanho equivalente a um ovo, conforme mostrou um exame e uma foto publicada por ele no Facebook. 

 

Médicos tentaram uma cirurgia para remover o tumor, mas, após 18 meses, ele voltou a crescer e, em 2015, já havia dobrado de tamanho. Segundo Tim, nessa época ele já não conseguia mais respirar sozinho nem colocar nada em sua boca, pois o câncer havia tomado todo o espaço entre o nariz e a mandíbula. 

 

“Com a radiação, o tumor parou de crescer e eventualmente diminuiu um pouco. Quando acabou o tratamento eu tive que esperar algumas semanas para fazer uma cirurgia que removeria a massa morta do sarcoma”, explicou ele ao Daily Mail. 

 

Antes de realizar a operação, os médicos alertaram que seria necessário remover um de seus olhos, uma orelha e todo o músculo do lado esquerdo. “Não acreditei no que me falaram. Mas quando acordei fiquei completamente chocado”, relembra.

 

Inúmeros médicos tentaram, sem sucesso, fazer a reconstrução. No entanto, o organismo de Tim rejeitava os tratamentos. Após um ano vivendo com o rosto parcialmente “aberto”, o cirurgião reconhecido na área Kongkrit Chaiyasate ouviu falar sobre Tim e decidiu ajudá-lo. Ele usou a pele das pernas e antebraço do paciente como enxerto. 

 

“Antes de fazer a operação para remover o tumor eu estava muito chateado. Eu não conseguia entender como metade da minha cara poderia ser simplesmente retirada. Até que conheci o Dr. Chaiyasate e comecei a sentir esperança de verdade”, contou ele. 

 

Sem o tumor, Tim ficou com o rosto coberto por feridas e completamente desfigurado. Mas, após a reconstrução, que continuará em 2018, Tim tem pelo menos uma pele uniforme. 

 

“Atualmente não posso ingerir líquidos ou comer nada pela boca, nem pronunciar algumas palavras, mas, de qualquer forma, a minha qualidade de vida melhorou de forma absurda”, confessa Tim, empolgado com o tratamento.

 

Durante todo o processo, Tim recorda que muitas vezes pensou em desistir. Mas hoje é grato por ter conseguido segurar as pontas e ter conhecido o cirurgião que o ajudou: “Tenho tanta sorte que ele atendia a alguns quilômetros da casa de meus pais. Agora tenho esperança de que as coisas vão melhorar ainda mais”.

 

Reprodução

Tim McGrath

Tim McGrath

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/mundo/apos-cancer-raro-homem-tem-rosto-reconstruido-com-pele-da-perna-e-do-braco

Source

Related posts

Leave a Comment