You are here

Meirelles indica que PIB de 2018 pode ter alta de 3% – Época NEGÓCIOS

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante anúncio da meta de inflação (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou na tarde desta quarta-feira, em Washington, que a Fazenda está revendo suas projeções do PIB, “com viés de alta”. Apesar de afirmar que os números ainda não estão fechados, ele disse que o patamar de alta de 3% no próximo ano – o dobro do estimado pelo FMI, de 1,5%, e muito acima do esperado pela média de analistas do mercado, que está em 2,4% – pode ser um bom indicativo.

saiba mais

“Vamos aguardar. Já tem no mercado muitos analistas (estimando) em 3%. Eu acho esse um bom número, mas ainda não concluímos a revisão”, disse Meirelles.

Meirelles disse que a economia brasileira é muito dinâmica e está se recuperando mais rápido do que o previsto anteriormente, principalmente em empregos. Ele afirmou que, apesar do dado do investimento estar ainda fraco, isso decorre do setor de construção civil, pois máquinas e equipamentos já cresceram 4% no segundo trimestre em relação ao primeiro, e que este movimento vai continuar.

O ministro ainda minimizou as previsões do FMI, que indicam que o país será a nação emergente com maior dívida bruta em 2019 e que a relação dívida bruta/PIB chegará a 96,5% do PIB em 2022. Para Meirelles, os dados do FMI levam em conta o custo da manutenção das reservas externas brasileiras. O ministro disse ainda que há muitas variáveis em jogo, como a taxa de juros e a recuperação da economia.

“O importante, no caso do Brasil, é a análise da dívida líquida”, disse Meirelles.

Source

Related posts

Leave a Comment