You are here

Mais de 50 cubanos desembarcam em MG para trabalhar no Mais Médicos | Minas Gerais

Eles vão preencher vagas que não atraíram profissionais brasileiros. De acordo com o governo de Minas, outros 22 chegam ao estado nesta quarta (28).

Médicos cubanos chegam a Minas Gerais para trabalhar no Programa Mais Médicos.  (Foto: Marcus Ferreira/Governo de Minas Gerais/Divulgação)Médicos cubanos chegam a Minas Gerais para trabalhar no Programa Mais Médicos.  (Foto: Marcus Ferreira/Governo de Minas Gerais/Divulgação)

Médicos cubanos chegam a Minas Gerais para trabalhar no Programa Mais Médicos. (Foto: Marcus Ferreira/Governo de Minas Gerais/Divulgação)

As unidades básicas de saúde de mais de 40 municípios mineiros vão receber novos profissionais cubanos, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). Nesta segunda-feira (26), 54 estrangeiros desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana. A iniciativa faz parte do Programa Mais Médicos realizado pelo Ministério da Saúde.

A participação de cubanos faz parte do acordo de cooperação entre o governo federal e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O prazo dele terminaria no ano passado, mas foi prorrogado até 2019. O objetivo é preencher vagas que não atraíram médicos brasileiros.

De acordo com a SES, outros 22 profissionais cubanos chegarão a Minas Gerais nesta quarta-feira (28). Antes de desembarcar em Belo Horizonte, os médicos passam por acolhimento em Brasília e depois recebem capacitação voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Todos os 76 estrangeiros que trabalharão em Minas Gerais são formados em medicina preventiva e vão trabalhar com a atenção básica. Eles aguardam a publicação do registro pelo Ministério da Saúde para começar a trabalhar.

Dos 1.150 profissionais que trabalham no Mais Médicos no estado, cerca de 600 são cubanos. De acordo com o governo, “a recomposição dos médicos cooperados que encerram o ciclo no programa, possibilita a continuidade da assistência ao indivíduo e sua família”.

Veja a lista das cidades mineiras que vão receber médicos cubanos:

  1. Abre Campo
  2. Além Paraíba
  3. Alpinópolis
  4. Andradas
  5. Barroso
  6. Bom Repouso
  7. Bueno Brandão
  8. Carandaí
  9. Carmo Do Cajuru
  10. Carmo Do Rio Claro
  11. Chapada Do Norte
  12. Conceicão Das Pedras
  13. Congonhal
  14. Coronel Fabriciano
  15. Cristais
  16. Estiva
  17. Igarapé
  18. Ipuiuna
  19. Itueta
  20. João Pinheiro
  21. Juruaia
  22. Lajinha
  23. Lambari
  24. Leopoldina
  25. Malacacheta
  26. Manhuaçu
  27. Minas Novas
  28. Moeda
  29. Monte Belo
  30. Monte Carmelo
  31. Mutum
  32. Poços de Caldas
  33. Presidente Olegário
  34. Ribeirão Das Neves
  35. Santa Bárbara
  36. Santa Cruz De Minas
  37. Santa Fé De Minas
  38. Santa Luzia
  39. Santana do Paraíso
  40. Santana do Riacho
  41. São João Del Rei
  42. São Gotardo
  43. Sete Lagoas
  44. Três Marias
  45. Ubá
  46. Uberaba
  47. Uberlândia
  48. Vieiras

Source

Related posts

Leave a Comment