You are here

Maioria dos inadimplentes ganha até 2 salários mínimos, diz Serasa | Educação Financeira

Brasil tem 61 milhões de pessoas com o nome sujo; 30,7% deles têm quatro dívidas ou mais, segundo pesquisa.

Brasil tem recorde de inadimplentes: 61 milhões com nome sujo

Brasil tem recorde de inadimplentes: 61 milhões com nome sujo

Quase 80% dos brasileiros inadimplentes ganham até dois salários mínimos, apontam levantamento divulgado nesta quinta-feira (6) pela Serasa Experian. O levantamento é referente a maio, quando o número total de consumidores negativados atingiu o recorde histórico de 61 milhões, impulsionado pelo desemprego e a recessão econômica.

Inadimplência por classe social

A proporção dos inadimplentes por renda, em %

Fonte: Serasa Experian

A maioria dos inadimplentes (19,4%) tem idade entre 41 e 50 anos. Em segundo no ranking estão os jovens de 18 a 25 anos (14,9% do total). A faixa etária com menor percentual é dos 36 aos 40 anos (12,5%).

A maioria dos inadimplentes possui apenas uma dívida (37,3%). E 30,7% dos consumidores negativados possuem quatro dívidas ou mais.

Inadimplência por região e estados

O Sudeste é a região com maior percentual de inadimplentes do país – 45,2% do total, seguida da região Nordeste, que corresponde a 25,1% do total. O Sul é o terceiro colocado do ranking, com 12,8% dos negativados. Norte (8,9%) e Centro-Oeste (8%) ficam em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Amapá e Roraima lideram no percentual de inadimplência – 59,8% e 58,8%, respectivamente. Amazonas vem em terceiro lugar, com 53,4%.

Source

Related posts

Leave a Comment