You are here

Instagram vai bloquear spam automaticamente em português | Downloads

Rede social também vai começar a rodar um segundo filtro contra comentários que considera inapropriados.

Nesta quinta-feira (29) o Instagram lança duas novas ferramentas : começa a vetar automaticamente spams em nove idiomas na rede social, além de um filtro instantâneo que bloqueia os comentários indesejados. Ou seja, propagandas irregulares e mensagens repetitivas, cujo único objetivo é promover algo na plataforma. Há contas que trabalham vinculadas a bots (robôs) e espalham em massa anúncios de serviços de todos os tipos, incluindo a venda de curtidas e seguidores.

“Sabemos que o spam é algo que incomoda a nossa comunidade e queremos fazer tudo que está ao nosso alcance para manter esse tipo de prática fora do Instagram”, informa a rede social, em comunicado.

Instagram vai bloquear spam automaticamente em português (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Instagram vai bloquear spam automaticamente em português (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Instagram vai bloquear spam automaticamente em português (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Embora esteja fazendo um novo esforço contra a disseminação de lixo digital, o app afirma que dos milhares de comentários feitos todos os dias na plataforma, apenas uma pequena fração é spam. Contra isso, a rede social pretende usar uma tecnologia de aprendizagem computacional [machine learning] mais moderna para detectar e filtrar esse tipo de comentário em outras línguas além do inglês — em que já opera.

“Já utilizamos esta tecnologia para filtrar comentários de spam em inglês no Instagram e constatamos que é extremamente eficiente. Por isso, estamos felizes em disponibilizá-la para mais oito idiomas: alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, japonês, russo, incluindo o português”, anuncia.

Filtro pró-ativo contra palavras ofensivas

Junto ao escudo automático contra spam, o Instagram também vai começar a rodar um segundo filtro que bloqueia automaticamente comentários que a rede social considera ofensivos e/ou inapropriados.

A plataforma não informou qual o critério vai usar para esse bloqueio automático. Atualmente, os usuários podem escolher palavras que desejam impedir que apareçam em comentários, o que impede que as mensagens, contendo esses trechos, sejam autorizadas em suas contas. Com a mudança, o próprio Instagram passa a decidir o que pode ou não ser considerado ofensivo e banido das conversas no aplicativo.

Instagram lança bloqueio automático de palavras ofensivas (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Instagram lança bloqueio automático de palavras ofensivas (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Instagram lança bloqueio automático de palavras ofensivas (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Este filtro, porém, estará inicialmente disponível apenas em inglês. Sem definir um prazo, o Instagram informou que haverá expansão para mais idiomas no futuro, como no filtro de spam, que agora chega ao Brasil.

O filtro bloqueia comentários ofensivos em posts e nos vídeos ao vivo.

Source

Related posts

Leave a Comment