You are here

Golpe no WhatsApp promete cafeteiras Nespresso grtis para testadores

Mais um golpe começou a circular no WhatsApp há poucos dias. A ESET, empresa que fornece soluções de segurança, alerta para uma suposta promoção para uma cafeteira Nespresso. O texto promete máquinas para teste que, posteriormente, ficam de presente para o usuário.

Infelizmente, esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais comum, o que não só dissemina malwares ou rouba dados ou dinheiro de usuários que caem na farsa, como deixam cada vez mais difícil divulgar ofertas e promoções reais pelo mensageiro, uma vez que as pessoas começam a ficar mais desconfiadas.

Nesse caso, a mensagem que promete a cafeteira para teste gratuitamente contém um link com vírus. O usuário ainda é induzido a convidar, pelo WhatsApp, outros 10 amigos para participar, em troca da suposta máquina gratuita. De acordo com o presidente da ESET, Camillo Di Jorge, muita gente ainda cai nesse tipo de golpe.

Estes golpes estão se tornando cada vez mais comuns, mas mesmo assim ainda acaba pegando muita gente. É importante que o usuário de WhatsApp redobre a atenção para encontrar os sinais que indicam que se trata de uma tentativa de golpe, como uma vantagem incomum, mensagens com links, erros de português e que indicam urgência, por exemplo.

De acordo com a empresa de segurança, os cibercriminosos são bonificados pela quantidade de pessoas atingidas. Então, o objetivo é conseguir o maior número de inscrições em serviços não desejados. No momento em que a pessoa clica para fazer o resgate, é redirecionada para uma plataforma de publicidade com esse tipo de serviço.

É bom lembrar que, com a liberação do WhatsApp para o compartilhamento de todo tipo de arquivo, é necessário triplicar a atenção no mensageiro contra vírus e malware. Principalmente, evite acessar anexos de desconhecidos.

Source

Related posts

Leave a Comment