You are here

Globo Rural – Produtores esperam fim da chuva para iniciar a colheita de soja em MT

Está chovendo muito neste começo de ano no Centro-Sul do país. Isso é bom, mas traz alguma preocupação. Em uma lavoura em Sorriso, no médio norte de Mato Grosso, a soja está pronta para ser colhida, mas com o céu nublado, o produtor rural Thiago Stefanello não arrisca colocar as máquinas no campo.

Nesta mesma época do ano passado a colheita já tinha sido feita em um terço da área. “Já começa a ficar preocupante principalmente para quem tem áreas irrigadas, que plantou cedo e tem soja pronta, mas a colheita é assim, é uma emoção a cada ano”, diz Thiago.

Em Sorriso, boa parte das lavouras está com soja verde e a expectativa é que a colheita acelere nas próximas semanas. Uma preocupação é com o tempo, já que tem chovido quase todos os dias.

Nesta semana, para todo lado que se olhava era possível ver o tempo fechado. Em algumas fazendas, os maquinários até foram para o campo, mas ficaram parados. Para que o trabalho recomece será preciso alguns dias de sol forte, como os registrados no começo do mês. Foi quando o produtor rural Luimar aproveitou para colher 200 hectares de soja que estavam secos. O restante, de um total de cinco mil só será colhido a partir do dia 20.

“Na minha propriedade nós usamos variedades de ciclos diferentes. É uma alternativa que nós temos para diluir o plantio, favorecer a condução da lavoura, aplicações de produtos e também escalonar a colheita”, diz o agricultor Luimar Luiz Gemi.

Ele lembra que teve atrasos na época da semeadura em setembro e outubro. Mesmo assim, as plantas não sofreram e estão produzindo bem. “A soja precoce, já colhida, nós fechamos com uma média de 58 sacas e o objetivo da fazenda é fechar uma média geral de 60 sacas colhidas. Estamos satisfeitos com a colheita”, completa Luimar.

Em Sorriso, a saca de sessenta quilos valia R$ 59,60 em janeiro do ano passado. Agora, o preço está em R$ 55,10. Queda de 7,6% em um ano.

Veja outras reportagens do Globo Rural

 

Source

Related posts