You are here

Gareca diz que punição de Guerrero é ‘totalmente injusta’

Ricardo Gareca criticou a suspensão de Guerrero e anunciou nesta quarta (16) uma lista com 24 jogadores
(Foto: Reprodução Federação Peruana de Futebol)

Horas depois de revelar a lista de 24 nomes pré-convocados para representar a seleção peruana na Copa do Mundo da Rússia, o técnico Ricardo Gareca concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (16). Como era de se esperar, boa parte das perguntas foram sobre Paolo Guerrero, ausente na relação por causa da suspensão imposta a ele pelo uso de doping.

“Acreditamos que a suspensão é totalmente injusta. Pensamos que a FIFPro precisa necessariamente se manifestar sobre isso. Isto tem que ganhar uma conotação mundial a respeito dos jogadores, também pode afetar qualquer outra estrela ou qualquer outro jogador”, considerou o treinador.

No início da semana, a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) anunciou a suspensão de Guerrero por 14 meses, o que acabou com sua esperança de disputar a primeira Copa do Mundo da carreira. O atacante foi punido pelo uso de benzoilecgonina, flagrado em exame antidoping no ano passado, e como já cumprira seis meses de gancho, estará afastado do futebol até janeiro do ano que vem.

A punição ao peruano, no entanto, gerou bastante polêmica, uma vez que situações semelhantes de atletas de outras modalidades tiveram sanções bem mais brandas. Por isso, a Federação Internacional de Jogadores de Futebol Profissional (FIFPro, na sigla em inglês) pediu uma reunião com a Fifa para tentar reverter a situação de Guerrero.

“Todos estamos comovidos, o Guerrero é um jogador importantíssimo. Todos nós sentimos, é um conjunto. A seleção está acostumada com assuntos positivos. Há coisas que não estão bem, mas precisamos mentalizar sempre para o positivo”, considerou.

Gareca criticou a posição da CAS no processo e afirmou: “É algo que o futebol mundial não deve permitir, me parece que seria muito importante que os verdadeiros protagonistas desta história sejam conhecidos, que se tente mudar determinadas coisas que não têm nada a ver com o rendimento esportivo”.

Mais cedo, a Federação Peruana de Futebol (FPF) anunciou a lista de 24 nomes pré-convocados para a Copa. O técnico Ricardo Gareca terá até o dia 4 de junho para definir um corte desta relação e definir o elenco de 23 jogadores que representarão o país na Rússia.

Se Guerrero está fora do Mundial, outros dois jogadores que atuam no Brasil foram lembrados nesta pré-convocação. O lateral-esquerdo Miguel Trauco, do Flamengo, e o meia Christian Cueva, do São Paulo, agora aguardam o último corte de Gareca para confirmarem a ida à Copa.

Entre os lembrados pelo técnico argentino, estão ainda o lateral Advíncula, ex-Ponte Preta, o meia Yotún, ex-Vasco, e o atacante Ruidíaz, ex-Coritiba. O veterano Farfán, atualmente no Lokomotiv Moscou, é outro destaque da lista.

Antes de sua primeira Copa desde 1982, o Peru realiza três amistosos preparatórios. No dia 29 de maio, recebe a Escócia em Lima. Depois, pega a Arábia Saudita, dia 3 de junho, na Suíça, e a Suécia, seis dias mais tarde, na casa do adversário. A seleção estreia no Mundial, pelo Grupo C, dia 16 de junho, contra a Dinamarca, em Saransk. Nesta chave, ainda estão França e Austrália.

Goleiro: Pedro Gallese (Veracruz-MEX), Carlos Cáceda (Deportivo Municipal-PER) e José Carvallo (UTC Cajamarca-PER).

Defensores: Aldo Corzo (Universitario-PER), Luis Advíncula (Lobos BUAP-MEX), Miguel Araujo (Alianza Lima), Alberto Rodríguez (Junior Barranquilla), Christian Ramos (Veracruz-MEX), Anderson Santamaría (Puebla-MEX), Luis Abram (Vélez Sarsfield) e Miguel Trauco (Flamengo).

Meio-campistas: Renato Tapia (Feyenoord), Pedro Aquino (Lobos BUAP-MEX), Yoshimar Yotún (Orlando City), Sergio Peña (Granada-ESP), Edison Flores (Aalborg-DEN), Paolo Hurtado (Vitória Guimaraes-POR), Wilder Cartagena (Veracruz-MEX), Nilson Loyola (Melgar-PER), Christian Cueva (São Paulo) e André Carrillo (Watford).

Atacantes: Jefferson Farfán (Lokomotiv-RUS), Andy Polo (Portland Timbers) e Raúl Ruidíaz (Morelia-MEX).

Source

Related posts