You are here

Frio em Minas Gerais

O sistema de alta pressão que trouxe o ar frio para o centro-sul do país ficou centrado sobre o Sul de Minas Gerais no sábado, dia 03 de junho. Nessa situação ocorre o efeito de subsidência, que diminui a umidade do ar e mantém o céu praticamente sem nuvens, facilitando a queda de temperatura durante a madrugada (confiramais sobre subsidência do ar). Na imagem de satélite das 09h da manhã do GOES-13 é possível ver a ausência de nebulosidade sobre o Sul mineiro.

Segundo os dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a menor temperatura no amanhecer de sábado foi registrada em Monte Verde, cidade que fica no Sul de Minas Gerais, com apenas 1,9°C.

Campos do Jordão (SP) e Maria da Fé (MG), que Ficam próximos à região de Monte Verde, também registraram baixas temperaturas durante a manhã, com 4,0°C e 4,1°C, respectivamente.

O sistema de alta pressão se desloca para o oceano entre sábado e domingo e a temperatura entra em gradativa elevação. A tarde de domingo já terá temperaturas mais altas e a partir de segunda-feira volta a fazer calor.

Source

Related posts

Leave a Comment