You are here

EUA propõe na ONU novas sanções contra Coreia do Norte

EUA propõe na ONU novas sanções contra Coreia do Norte

(Arquivo) O presidente americano, Donald Trump – AFP/Arquivos

Os Estados Unidos apresentaram aos membros do Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que impõe novas sanções à Coreia do Norte por seus programas nuclear e de mísseis, revelaram diplomatas nesta quinta-feira.

Com o aval da China, o texto traz uma lista negra de 18 funcionários ou entidades suspeitos de contribuir com estes programas militares, que estão sujeitos ao congelamento de contas e à proibição de viajar ao exterior.

O governo dos Estados Unidos negociou discretamente durante semanas com a China uma resposta aos testes de mísseis balísticos realizados recentemente pela Coreia do Norte. Washington conta com Pequim – principal parceiro econômico de Pyongyang – para chamar à razão o regime norte-coreano.

“Há um aval chinês sobre o texto (..) e a ideia dos EUA é promovê-lo rápido”, disse um diplomata do Conselho, assinalando que nenhum dos demais membros permanentes do Conselho pretende bloquear o projeto.

O Conselho de Segurança tem cinco membros permanentes com poder de veto: EUA, China, Rússia, França e Grã-Bretanha.

Os Estados Unidos esperam submeter o texto à votação do Conselho na tarde desta sexta-feira.

Pyongyang, que já lançou dezenas de mísseis e realizou dois testes nucleares desde o início de 2016, tem como meta desenvolver um míssil balístico intercontinental (ICBM) capaz de realizar um ataque nuclear ao continente americano.

O Conselho de Segurança reagiu aos recentes disparos de mísseis da Coreia do Norte em 21 de maio ameaçando Pyongyang com novas sanções.

Source

Related posts

Leave a Comment