You are here

Estado tem temporal com ventos de até 134 km/h na madrugada – GAZ

ATUALIZADO ÀS 09H30

A frente fria que avança da Argentina em direção ao Oceano Atlântico causa transtornos desde a madrugada no Rio Grande do Sul. Um forte temporal atingiu toda a região Central do Estado, provocando alagamento, destelhamento e falta de energia elétrica. Várias rodovias do Estado estão com interrupções e bloqueios pro conta da queda de árvores e barreiras.

Segundo a MetSul Meteorologia, as rajadas de vento chegaram a 134 quilômetros por hora em Cruz Alta. Em Soledade as rajadas foram de 112 km/h e em Santiago de 106 km/h. Em São Gabriel os ventos foram de 87 km/h e em Caçapava do Sul de 88 km/h.

Santa Maria é o município mais atingido até o momento. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil registravam uma centena de chamados até as 6h30. Um ponto de distribuição de lonas foi montado para agilizar o atendimento aos atingidos. Mais de 300 metros de lona já foram distribuídos. O vendaval causou transtornos em dez bairros, mas em toda a cidade há árvores e postes caídos. 

Em Santa Cruz do Sul também choveu bastante durante a madrugada. Nem o Corpo de Bombeiros e nem a Defesa Civil receberam chamados até o início da manhã desta quinta-feira, 19. No entanto, algumas regiões da cidade – como parte do Bairro Avenida, por exemplo – estão sem luz.

Pontos de alagamento em vias como a Avenida Independência, na rótula do 2001, exigem atenção dos motoristas. No Belvedere, a Rua João Werlang chegou a ficar em meia pista uma parte da manhã por conta da queda de uma árvore. Carros e ônibus precisaram desviar para trafegar pela esquerda da via.Os galhos foram removidos pela Defesa Civil por volta das 9 horas. 

Já no Bairro Pedreira, a Rua Peru ficou com uma árvore caída sobre a pista. Segundo a Defesa Civil, o tronco é de uma árvore muito grande, que na queda destrui a cerca de uma residência e bloqueou a via. A árvore que estava dentro da propriedade está caída na pista e será cortada para ser removida do local. No pátio da casa há outra árvore similar que também corre o risco de cair. 


Árvore ficou caída na Rua Peru. Foto: Lula Helfer.

Em Sobradinho, na região Centro-Serra do Vale do Rio Pardo, também há registros de falta de energia elétrica. O Centro da cidade está às escuras. Na Rua Paulo Serena  uma série de postes foram arrancados pela força do vento.

Em Barros Cassal a RSC-253 ficou interditada pela queda de alguma árvores na localidade de Sítio Alegre. O tráfego na pista ficou interrompido por uma parte da manhã, mas já foi liberado. Em Cruzeiro do Sul, quase no limite com Venâncio Aires, uma casa foi atingida por um raio na Estrada Mariante. Em Canguçu, no Sul do Estado, houve queda de granizo e lavouras de tabaco foram atingidas.

A MetSul Meteorologia alerta que o dia será de tempo instável em todo o Estado. Segue chovendo no Vale do Rio Pardo e a região da Serra Gaúcha também pode ter vendavais ao longo da manhã. Há risco também para o Sul e o Litoral de Santa Catarina.

Estragos em Santa Maria/RS após fortes rajadas de vento @metsul pic.twitter.com/r36vOEDLK3


— CHALAÇA™ ♉ (@CPF_Chala) 19 de outubro de 2017

Frente fria avança sobre o RS provocando chuva forte e fortes vendavais nesta quinta-feira. pic.twitter.com/0kUE8rCp5r


— Luiz F Nachtigall (@lfnachtigall) 19 de outubro de 2017


Source

Related posts

Leave a Comment