You are here

Entenda as diferenças entre os vários tipos de iogurte | Bem Estar

O iogurte é um coringa na alimentação, em qualquer hora do dia. Tem o natural, o de garrafa, o grego, o Skyr. Saiba o que é Kefir.

O iogurte é um coringa na alimentação, em qualquer hora do dia. Nesta quarta-feira (28), o Bem Estar convidou dois especialistas para falar sobre ele. O engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues explicou a diferença entre o natural, de garrafinha e grego. Já a nutricionista Danielle Fontes alertou para a quantidade de açúcar no iogurte com probiótico – em vez de fazer bem, ele pode fazer mal para o intestino.

O iogurte nada mais é do que um leite fermentado por bactérias que se alimentam da lactose e liberam ácido láctico. Entretanto, existem vários tipos. O natural puro tem proteínas, lactose, gordura e cálcio. Também pode ter a adição de açúcar, polpa de fruta, corante. Já o iogurte de garrafinha é o que, em geral, tem menos proteína, diferente do iogurte grego, que concentra mais proteína e também mais gordura.

Outro iogurte que chegou faz pouco tempo ao mercado brasileiro é o Skyr ou iogurte da Islândia. Ele tem mais proteína e cálcio que o iogurte comum. Ele também não tem lactose e nem conservantes. “Isso significa que ele vai causar uma maior sensação de saciedade. Quando colocamos no intervalo ou em qualquer refeição um alimento mais protéico, ele causa uma sensação maior de saciedade e isso é muito positivo”, explica a nutricionista Cristina Trovó.

O Skyr não tem relação com o Kefir. O Kefir forma leveduras que, ingeridas, aumentam as bactérias do nosso intestino e, com isso, acontece um aumento de imunidade. Ele funciona como um probiótico, que equilibra a nossa flora intestina. Do Kefir de leite é possível obter iogurte, queijo cremoso, coalhada.

Source

Related posts

Leave a Comment