You are here

Ederson: Cinco coisas que você precisa saber sobre o novo goleiro do Mancherter City

Os campeões portugueses estão vencendo por 2 a 1 a final da Copa de Portugal quando o Vitória, em um desesperado lance final, alçam a bola na área. Quem se sobressai, soberano, é o goleiro Ederson, que sai do gol e intercepta o cruzamento.

O juiz apita, a festa começa. Em êxtase, o brasileiro já parece admitir: “Provavelmente será minha última partida com a camisa do Benfica”.

Nesta quinta-feira, a confirmação. Aos 23 anos, Ederson foi contratado pelo Manchester City por 40 milhões de euros (R$ 145 mi), quantia que ultrapassa o valor pago pela Juventus ao Parma, em 2001, para contratar ninguém menos que Gianluigi Buffon (R$ 136,74 milhões).

Por tudo isso, preparamos uma lista de cinco coisas que você precisa saber sobre o goleiro mais caro da história do futebol.

A primeira partida de Ederson no Campeonato Português, pelo Benfica, foi um voto de confiança. Ele era o reserva de Júlio César, titular absoluto da meta portuguesa, mas que se machucou no treino um dia antes do clássico contra o Sporting.

Muitos tratam esta como a final do Campeonato Português daquele ano, vencido pelos benfiquenses por 1 a 0, frente a 50 mil torcedores rivais de verde e amarelo, no estádio José Alvalade.

Desde sua primeira aparição, Ederson já mostrou uma de suas principais características: a compostura. Os três pontos fizeram com que sua equipe ultrapassasse o Sporting na liderança do torneio e, meses depois, levantassem a taça da competição.

Após a firme performance, uma sequência de importantes jogos, incluindo mata-mata de Champions League. Ele deixou no banco de reservas primeiro o veterano Paulo Lopes, e depois Julio Cesar, ex-seleção brasileira e que mesmo depois de se recuperar fisicamente, não teve sua volta à titularidade cogitada.

Getty

Após assumir o posto de titular, Ederson caiu nas graças da torcida

Após assumir o posto de titular, Ederson caiu nas graças da torcida

Com Ederson, o Benfica embalou uma sequência de dez vitórias seguidas no Campeonato Português e venceu a competição por dois pontos de vantagem – o segundo colocado foi justamente o Sporting e a diferença foi exatamente a conquistada na estreia do goleiro.

Para melhorar seu retrospecto, em seis jogos desta sequência foram vencidos por uma margem de um gol, o que sem dúvida aumenta o mérito do arqueiro no feito alcançado.

  • Dominante na área e excelente com os pés
Getty

Ederson é famoso por sua excelente reposição de bola e lançamentos longos

Ederson é famoso por sua excelente reposição de bola e lançamentos longos

Talvez este tenha sido o ponto fundamental para Pep Guardiola querer o goleiro brasileiro.
Ederson tem como marca registrada, além das defesas, as excelentes reposições de bola. Seus longos lançamentos são fundamentais para iniciar contra ataques e já serviram de assistência direta para os atacantes.

A habilidade com os pés, algo que o Manchester City procura em um goleiro, pode ser fundamental para o encaixe do brasileiro na equipe, desde que este se adapte também aos passes curtos que pede o treinador.

Além disso, seus quase 1,90m de altura e um aprimorado porte físico, lhe dão soberania dentro da área e a capacidade de atuar avançado, como o último jogador da linha de defesa.

Com 23 anos, Ederson já impressiona pela maturidade e pelas grandes atuações, que lhe garantiram a titularidade no gol benfiquense por uma temporada e meia. Contudo, alguns pontos de seu jogo ainda precisam ser aprimorados e Guardiola pode ser o treinador certo para isso.

O primeiro é ganhar maior consciência de quando deixar a área para tentar antecipar um lançamento sem ser driblado pelo atacante rival. Outro, são os passes curtos que, ao contrário de seus lançamentos, ainda não são seguros o suficiente.

Getty

O goleiro gosta de sair da área para atuar adiantado, cortando lançamentos

O goleiro gosta de sair da área para atuar adiantado, cortando lançamentos

Guardiola, que trabalhou com Victor Valdés no Barcelona e Emanuel Neuer no Bayern de Munique, pode ser o técnico perfeito para ensinar ao brasileiro tais fundamentos.

Getty

Ederson se tornou o goleiro mais caro da história do futebol

Ederson se tornou o goleiro mais caro da história do futebol

Ederson já foi convocado pela seleção brasileira, mas ainda não estreou. Em 2016, foi chamado para a Copa América, mas uma lesão obrigou que fosse cortado. Com Tite, foi selecionado para os próximos amistosos da do Brasil (contra Argentina e Austrália) e pode fazer sua primeira aparição pelo país.

“Ele tem um enorme potencial e um grande futuro a sua frente”, disse ninguém menos que o tetracampeão do Mundo, Cláudio Taffarel, após assistir a atuação que lhe rendeu o prêmio de melhor do jogo, contra o Borussia Dortmund, pela Champions League.

*Tom Kundert cobre o futebol português para o ESPN FC. Tradução livre de João Gabriel. O artigo original pode ser encontrado em “Ederson: Five things to know about Manchester City goalkeeping target“.

Source

Related posts

Leave a Comment