You are here

Draco faz operação contra a milícia na Zona Oeste do Rio e na Baixada

RIO – A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE) deflagrou, nesta quinta-feira, uma operação contra a milícia na Zona Oeste do Rio e na Baixada Fluminense. O objetivo da ação, batizada de “Negócios Paralelos”, é cumprir 22 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão.

LEIA MAIS: Justiça nega primeiros 22 habeas corpus de detidos em ação contra milícia na Zona Oeste

Os agentes estão em comunidades na Avenida João XXIII, em Santa Cruz, na Zona Oeste, e no bairro Prados Verdes, em Nova Iguaçu, na Baixada. Até as 7h20, três pessoas haviam sido presas.

A operação conta com o apoio de equipes da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Secretaria de Segurança, da Delegacia de Homicídios da Capital (DH/Capital), da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/ MPRJ).

DOS 159 PRESOS, 139 NÃO ERAM ALVO DE INVESTIGAÇÃO

Um documento entregue pela Polícia Civil à desembargadora Giselda Leitão, responsável por avaliar os pedidos de habeas corpus dos 159 pesos na operação ocorrida no último 7, para combater a milícia em Santa Cruz, mostra que 139 deles não eram alvo de qualquer investigação.

No mesmo relatório consta a informação de que contra eles não há inquéritos policiais em andamento e de que não há, até a presente data, registros de anotações policiais a respeito de participação em grupo criminoso, “especialmente em milícia, ou correlatas.”

A informação já foi encaminhada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela Defensoria Pública, que aguarda decisão da corte sobreo pedido impetrado em favor de um dos presos. Outro pedido de liberdade foi apresentado ao juiz da 2ª vara criminal de Santa Cruz em nome dos 40 presos representados pela instituição. Todos são primários, como o artista Pablo Dias Bessa Martins, que integra uma companhia sueca de circo.

Do total de 161 de habeas corpus pedidos à Justiça em favor dos presos, 22 foram analisados e negados até a noite desta segunda.

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM


Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.

Email inválido.
{{mensagemErro}}

Source

Related posts