You are here

Dormir Demais pode Prejudicar a Saúde • Agência Notícias


Pesquisa revela que pessoas que dormem mais de 10 horasa por noite tem os riscos de infarto e AVC aumentados.

Dormir é muito bom, disso ninguém duvida, porém, pesquisa indica que muitas horas de sono seguidas pode prejudicar a saúde trazendo riscos cardiovasculares.

Uma pesquisa recente mostrou que dormir demais pode afetar a saúde do seu coração, se antes os dorminhocos eram invejados parece que agora a coisa mudou um pouco.

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo e do Instituto do Sono alertaram sobre o fato durante o World Congresso n Brain, Behavior and Emotions, realizado do dia 14 a 17 de junho, em Porto Alegre, com tema sobre o cérebro.

Durante o evento, cientistas destacaram diversos estudos feitos nacional e internacionalmente, que apontaram riscos à saúde de quem dorme muito ou pouco durante a noite.

Uma outra pesquisa publicada esse ano no periódico Sleep Medicine, feita pela Universidade de Nevada, EUA, mostra que os autores chegaram a conclusão que duas a quatro horas de sono por noite pode aumentar o dobro o risco de uma pessoa sofrer um Infarto ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Contudo, os mesmos estudos afirmam que o risco é sete vezes maior para quem dorme mais de dez horas por dia.


Lenise Jihe Kim, pesquisadora da Unifesp e palestrante do congresso, explica que as características do sono de quem gosta de dormir muito, pode ser uma das causas prováveis do fenômeno.

Segundo a pesquisadora, o sono do dorminhoco pode ser fragmentado por ele despertar várias vezes à noite, elevando assim a pressão arterial e a frequência cardíaca . Esses fatores favorecem o AVC ou o Infarto.

A doutora Lenise salienta que estudos sobre esse tema sempre indicaram que a privação do sono e não o excesso dele, causavam danos ao cérebro. “O assunto dos grandes dormidores é muito recente”, diz a pesquisadora.

Muitas horas de sono

Um estudo feito em 2009 em Baltimore, EUA, mostrou que o risco entre os que dormem muito, era 38% maior para morrer de doenças do coração, do que os que tem uma noite de sono de apenas 8 horas. A médica salienta que a pessoa por dormir muito acha que não tem problemas de saúde e por isso, não procura o médico. Ela ainda alerta que os dorminhocos têm mais tendências a sofrer de ronco e apneia.

Vale lembrar que para os que dormem pouco também há riscos como obesidade e problemas cardiovasculares. “Dormir pouco prejudica o sistema imunológico”, apontam as pesquisas.

Por Ruth Galvão



Source

Related posts

Leave a Comment