You are here

De Dubai, fã de Ricardo Oliveira e do Galo: a improvável história de Jasem Mohamed | atlético-mg

Atleticano Mohamed torce pelo Galo nas arquibancadas de São Januário

Atleticano Mohamed torce pelo Galo nas arquibancadas de São Januário

Se prepara, porque essa é uma daquelas histórias meio malucas. É sobre um simpático cara chamado Jasem Mohamed Alsuwaidi. Tem 27 anos e é de Dubai, trabalha para o governo dos Emirados Árabes. Ele era, até pouco tempo, um dos vários gringos fãs de futebol brasileiro, mas que nunca tiveram nenhum contato com o Brasil e muito menos com os boleiros por aqui. Só que, no caso dele, tudo mudou em 2014.

É que um mineiro chamado Pedro Henrique foi morar em Dubai para dar aula de Jiu Jitsu, e os dois se tornaram amigos por lá. Jasem, então, viu uma oportunidade de conhecer o país do futebol. Pedro pediu uma ajuda para um amigo brasileiro: Hércules Gusmão. Hércules, 36 anos, é do Rio, mas de família mineira. Ah, e no caso dessa história, algo importantíssimo: atleticano. Muito atleticano. É ele quem conta o próximo capítulo.

Jasem com amigos brasileiros em São Januário (Foto: Guilherme Frossard)Jasem com amigos brasileiros em São Januário (Foto: Guilherme Frossard)

Jasem com amigos brasileiros em São Januário (Foto: Guilherme Frossard)

– O Jasem sempre gostou de futebol, sempre gostou do Brasil, da nossa cultura, mas nunca teve oportunidade de conhecer o país. Aí ele resolveu vir para cá, para conhecer. Esse amigo falou: “Poxa, já que você mora no Rio, leva ele para passear”. A gente virou irmão, parceiro. Minha família é toda de Minas, todo mundo é atleticano. Ele virou Galo! Eu que dei a camisa do Galo para ele. Agora ele vem ao Brasil pelo menos três vezes por ano – disse Hércules.

Falamos, claro, com o próprio Jasem. O encontro foi em São Januário, onde ele compareceu para prestigiar a estreia do Atlético-MG no Brasileirão, contra o Vasco, nesse domingo. Para que não haja dúvida sobre a paixão do emiradense: uma semana antes ele estava no Mineirão acompanhando a final do Estadual entre Galo e Cruzeiro.

– Venho só pelo Galo. No meu país, quando o Galo está jogando, geralmente são quatro, cinco horas da manhã. E eu acordo só para ver os jogos do Galo pela internet – disse.

Jasem, claro, já conheceu o Independência (Foto: Arquivo pessoal/Jasem)Jasem, claro, já conheceu o Independência (Foto: Arquivo pessoal/Jasem)

Jasem, claro, já conheceu o Independência (Foto: Arquivo pessoal/Jasem)

O amor pelo Atlético-MG é evidente, assim como a admiração pelo futebol brasileiro. Jasem citou vários ex-jogadores que ficaram na memória. Para ele, “na Europa tem boa vida, mas os melhores jogadores são do Brasil”.

– Vim pela primeira vez em 2014, antes da Copa do Mundo. Eu conheço muitos times no Brasil, porque gosto do futebol brasileiro. Conheço vários jogadores. Na Europa tem boa vida, mas os melhores jogadores são do Brasil. Os jogadores do Brasil são os melhores do mundo. Neymar, Ronaldinho, Ronaldo, Adriano Imperador, Zé Roberto, Emerson, Cafu, Roberto Carlos, o goleiro Dida. Muitos jogadores bons são do Brasil.

O emiradense foi ao São Januário com uma camisa do Ronaldinho, com quem já conversou em Dubai (Foto: Guilherme Frossard)O emiradense foi ao São Januário com uma camisa do Ronaldinho, com quem já conversou em Dubai (Foto: Guilherme Frossard)

O emiradense foi ao São Januário com uma camisa do Ronaldinho, com quem já conversou em Dubai (Foto: Guilherme Frossard)

Ronaldinho Gaúcho, desde que pendurou as chuteiras, viaja quase que com a mesma frequência que fazia golaços e distribuía dribles espetaculares. Em uma das idas do “bruxo” a Dubai, Jasem conseguiu encontrá-lo em um hotel e, claro, parou o ídolo para uma foto. Um brasileiro fez um vídeo do momento, e Jasem aproveitou para declarar o amor ao Atlético-MG mais uma vez, o que tirou boas risadas de R10.

Ronaldinho Gaúcho e atleticano dos Emirados Árabes mandam recado

Ronaldinho Gaúcho e atleticano dos Emirados Árabes mandam recado

– Eu gosto do Atlético, eu sou dos Emirados. Estamos juntos, galera. Grande abraço para vocês. Sempre vou a BH para ver o Atlético. (Foi aí que Ronaldinho puxou o “Aqui é Galo, p…” que já soltou em outras ocasiões). O grito foi acompanhado por Jasem (veja no vídeo acima).

Ricardo Oliveira: “ajudinha” na relação Jasem e Galo

Se a idolatria por Ronaldinho é explicada por tudo o que o Gaúcho fez com as camisas da Seleção e do Galo, a relação de Jasem com o centroavante Ricardo Oliveira, também de idolatria, tem mais um motivo: a passagem do camisa 9 pelo Al Jazira, clube do coração nos Emirados.

– Quando Ricardo Oliveira chegou ao Atlético, eu comecei a torcer ainda mais. Foi como algo extra. Algo a mais para torcer para o Galo. Ele era o melhor no meu time (Al Jazira), agora ele joga no meu time do Brasil. Ele é um dos melhores que já vi no meu time. Ele fez muitos gols, fez uma grande história no Al Jazira, ganhou muitas taças. Gosto muito do Ricardo Oliveira.

Jasem é fã de Ricardo Oliveira por tudo que o centroavante fez no Al Jazira (Foto: Guilherme Frossard)Jasem é fã de Ricardo Oliveira por tudo que o centroavante fez no Al Jazira (Foto: Guilherme Frossard)

Jasem é fã de Ricardo Oliveira por tudo que o centroavante fez no Al Jazira (Foto: Guilherme Frossard)

Nesse domingo, em São Januário, Jasem e Ricardo estavam próximos, mas, ao mesmo tempo, distantes. O gringo na arquibancada, o atacante em campo. O GloboEsporte.com resolveu ajudar e viabilizou o encontro. Bom para Jasem, que encontrou com o ídolo, e para Ricardo, que levou para casa um presente: uma camisa autografada por todo o elenco atual do Al Jazira.

Torcedor atleticano dos Emirados Árabes revê ídolo Ricardo Oliveira após partida do Atlético-MG

Torcedor atleticano dos Emirados Árabes revê ídolo Ricardo Oliveira após partida do Atlético-MG

O presente foi enviado pelo goleiro Ali Khasif, ex-colega de Ricardo por lá e amigo pessoal de Jasem. Na camisa, além do autógrafo de todos os jogadores, um recado do goleiro: “Saudade de você, Oliveira”. Ali ainda mandou uma mensagem de áudio, através do torcedor, para o centroavante. (Veja o encontro no vídeo acima).

– Olá, Ricardo. Como vai você? Eu sinto saudade de você, amigo! Muita sorte para você no seu time. Que vocês tenham uma ótima temporada. Tomara que vocês sejam campeões, amigo. Mande um abraço para sua família. Venha para os Emirados, amigo! A gente quer ver você. Boa sorte, amigo. Boa sorte – disse o goleiro na mensagem enviada para Ricardo.

Camisa enviada para Ricardo tem recado especial do goleiro Ali Khasif: "Saudade de você, Oliveira" (Foto: Guilherme Frossard)Camisa enviada para Ricardo tem recado especial do goleiro Ali Khasif: "Saudade de você, Oliveira" (Foto: Guilherme Frossard)

Camisa enviada para Ricardo tem recado especial do goleiro Ali Khasif: “Saudade de você, Oliveira” (Foto: Guilherme Frossard)

Jasem aproveitou a oportunidade para gravar um vídeo com Ricardo Oliveira. Falando um pouco de inglês e um pouco de português, os dois se entenderam, e o registro ficou bastante divertido (veja no vídeo abaixo).

Atleticano Jasem Mohamed manda recado com Ricardo Oliveira

Atleticano Jasem Mohamed manda recado com Ricardo Oliveira

Cheio de boas memórias e registros, o gringo está partindo, mas logo aparece de novo em terras brasileiras. Não tem jeito: virou atleticano mesmo.

– Eu estou indo embora, mas voltarei novamente daqui a dois meses para torcer para o Galo de novo. O Galo mora no meu coração. Eu viajo 15 mil kilômetros, mais de 15 horas só para ver o Galo. Eu torço para o Al Jazira, para o Galo e para o Real Madrid. Me deram muitas alegrias – completou.

Veja outras fotos de Jasem, o atleticano de Dubai

Jasem com Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, em Dubai (Foto: Arquivo pessoal/Jasem)Jasem com Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, em Dubai (Foto: Arquivo pessoal/Jasem)

Jasem com Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, em Dubai (Foto: Arquivo pessoal/Jasem)

Jasem nos arredores do Mineirão há uma semana, na final do Campeonato Mineiro (Foto: Arquivo pessoal/Jasem)Jasem nos arredores do Mineirão há uma semana, na final do Campeonato Mineiro (Foto: Arquivo pessoal/Jasem)

Jasem nos arredores do Mineirão há uma semana, na final do Campeonato Mineiro (Foto: Arquivo pessoal/Jasem)

Jasem dentro do Mineirão na final do Campeonato Mineiro disputada entre Cruzeiro e Atlético-MG (Foto: Arquivo pessoal/Jasem)Jasem dentro do Mineirão na final do Campeonato Mineiro disputada entre Cruzeiro e Atlético-MG (Foto: Arquivo pessoal/Jasem)

Jasem dentro do Mineirão na final do Campeonato Mineiro disputada entre Cruzeiro e Atlético-MG (Foto: Arquivo pessoal/Jasem)

Source

Related posts