You are here

Corinthians campeão ou vice? Líder do 1º turno nunca terminou abaixo do 2º lugar | corinthians

Se depender do histórico do Campeonato Brasileiro, o torcedor corintiano pode ficar ainda mais confiante na conquista do título da competição. Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, em apenas três edições o campeão do primeiro turno não levantou a taça no fim da temporada.

Grêmio (2008), Internacional (2009) e Atlético-MG (2012) foram os únicos clubes que lideravam após a primeira metade da competição, mas não conseguiram se manter na ponta. Todos eles terminaram na segunda colocação. Ou seja, se classificaram para a Taça Libertadores do ano seguinte. Veja na tabela abaixo:

O próprio Corinthians viveu isso em três oportunidades. Em 2005, o Timão virou o turno na primeira colocação, com 42 pontos. Apesar do escândalo de manipulação de resultados, o clube conseguiu se manter na liderança e ficou com o título. Em 2011, o clube encerrou a primeira metade com 37 pontos, três a menos do que em 2015.

Mesmo ainda faltando duas rodadas para o fim do primeiro turno do Brasileirão, o Corinthians já garantiu o título simbólico. O Timão tem 41 pontos, oito a mais do que o Grêmio, vice-líder. O feito é comemorado pelo técnico Fábio Carille.

– O título é muito importante, mostra que fizemos uma primeira parte do campeonato, mas temos de confirmar no segundo. É gratificante, por menor que seja o título de um turno, para nós é importante, valoriza, mas sabemos que temos que fazer um segundo turno muito bom – afirmou o comandante alvinegro.

Para manter esse ritmo, o clube luta para manter o seu elenco até, pelo menos, o fim da temporada. Apesar do assédio de alguns clubes europeus, o Timão só perdeu o reserva Léo Jabá nesta janela de transferências.

– Quando terminou o Campeonato Paulista, reunido com o presidente, Flávio Adauto (diretor de futebol) e Alessandro (gerente), eu disse: “Se a gente não perder nenhum jogador, com certeza vamos ter uma vaga na Libertadores de 2018. Pedi, por favor, para segurar esses atletas, e estão fazendo de tudo para manter o elenco até o fim do ano. Tem muita coisa para acontecer, mas vamos tentar nos manter na frente – comentou Carille.

Invicto há 32 partidas, o Corinthians volta a campo na quarta-feira, quando enfrenta o Atlético-MG, às 21h, no Mineirão, pela 18ª rodada do Brasileirão.

Source

Related posts

Leave a Comment