You are here

Confiança e enfim um meia: o que significa a volta de Luan para o Grêmio | grêmio

A partida desta quarta-feira contra o Corinthians vale além dos três pontos para o Grêmio. Muito mais do que o que está em jogo no Brasileirão, os holofotes dos gremistas estarão voltados para Luan. De volta, embora ainda sem a confirmação se inicia a partida, o camisa 7 representa um ganho de confiança para a reta final de ano. E também é esperança de solução aos problemas do time e retomada do bom futebol até as semifinais da Libertadores.

Caso o Grêmio vença o duelo entre o líder e o vice-líder do Brasileirão, a distância para o Corinthians será reduzida para seis pontos, a nove rodadas do fim do campeonato. Embora não trate oficialmente a competição como secundária, o Grêmio diz – ao menos externamente – que a prioridade é retomar o bom nível de atuações para o confronto contra o Barcelona-EQU, em Guayaquil, na próxima quarta-feira.

Confira abaixo o que o Grêmio ganha com a volta de Luan.

Luan injeta confiança no Tricolor (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)Luan injeta confiança no Tricolor (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Luan injeta confiança no Tricolor (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O principal ponto do retorno de Luan é que com ele volta a confiança de um Grêmio forte. Antes do segundo jogo das quartas da Libertadores, por exemplo, havia uma tensão no ar. O grupo sabia que iria para o duelo decisivo com o Botafogo sem a presença do camisa 7. Por isso, o jogador foi levado para o banco de reservas mesmo sem ter as melhores condições. Acabou premiado com alguns minutos em campo, mas o time já apresentou-se travado, com Renato promovendo uma troca antes do intervalo. Ter o seu melhor jogador tranquiliza as coisas.

Luan é o centro criador do Grêmio. Desde sua saída, Renato procura alternativas. Mas não encontrou alguma que pudesse minimamente suprir a ausência de seu principal jogador. Luan joga como meia central no esquema do Grêmio, com Ramiro e Fernandinho abertos pela direita e esquerda, respectivamente. As tentativas com Jean Pyerre e Patrick, jovens da base, não deram certo. O retorno de Luan é certeza de ter um jogador criativo e improvisador.

Luan é o centro criador do time gremista (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)Luan é o centro criador do time gremista (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

Luan é o centro criador do time gremista (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

Além disso, Luan tem outra característica marcante. Não é surpresa vê-lo no campo de defesa para buscar a bola e levar ao ataque. O meia-atacante também tem a capacidade de encontrar espaços vazios no campo para receber a bola. E segurá-la para que o time respire.

Ramiro no lado, Arthur no início

Sem Luan, o Grêmio teve de mudar. Postou-se em campo no 4-1-4-1, com Arthur e Ramiro mais adiantados pelo centro no meio-campo. Isso causou um problema na posse de bola do time gremista e também prejudicou a aparição de Ramiro no campo ofensivo, embora ele tenha marcado o gol da vitória sobre o Coritiba, no último domingo. Apareceu poucas vezes como elemento surpresa na área adversária.

Já Arthur, naturalmente, fica posicionado mais à frente, já que o primeiro jogador do setor é Jailson. E, ainda que se movimente para sair com a bola, fica com uma área menor de ação, geralmente mais povoada pelos adversários.

Meio-campo com e sem Luan, com mudança tática (Foto: Reprodução)Meio-campo com e sem Luan, com mudança tática (Foto: Reprodução)

Meio-campo com e sem Luan, com mudança tática (Foto: Reprodução)

Nos últimos jogos, Barrios padeceu no setor da frente. Brigou, como de costume, pela bola no pivô, mas as jogadas pouco continuaram. Havia poucos jogadores do Grêmio no setor ofensivo. Também quase não recebeu passes com possibilidade para finalizar. Contra o Cruzeiro, teve apenas uma oportunidade. Na vitória sobre o Coritiba, nenhuma. A expectativa é que a presença de Luan possa suprir tal defasagem e conectar mais o time a Barrios. Antes da lesão, pelo menos, era o que o camisa 7 fazia.

Lucas Barrios ganhará mais parceria com Luan  (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)Lucas Barrios ganhará mais parceria com Luan  (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Lucas Barrios ganhará mais parceria com Luan (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Time – e entrosamento – de volta

A volta de Luan praticamente refaz o time titular do Grêmio. A lamentação dos últimos dias foram as peças perdidas por lesão. Faltará, então, apenas Michel para reconstruir a força máxima gremista – o volante não deve enfrentar o Barcelona, em Guayaquil, na próxima semana. A tendência é que Fernandinho seja mantido na equipe, pelo lado esquerdo, na vaga que antes era ocupada por Pedro Rocha.

No período sem o camisa 7, Renato reclamou muito da falta de entrosamento da equipe com as seguidas trocas. O duelo das 21h45 se torna, assim, a possibilidade de retomar o conjunto perdido nos últimos jogos.

Luan não atua como titular desde o dia 23 de agosto, na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro. Neste período, o Grêmio, melhor ataque do Brasileirão, fez oito gols em 10 jogos – na verdade, balançou as redes em apenas três deles. Antes de um mata-mata fora de casa, o retorno do camisa 7 significa a esperança de um ataque mais positivo.

CORINTHIANS X GRÊMIO – BRASILEIRÃO – 29ª RODADA

  • Local: Arena Corinthians
  • Data e horário: quarta-feira (18/10), às 21h45 (horário de Brasília)
  • Provável Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson, Arthur, Ramiro, Luan (Arroyo) e Fernandinho; Barrios.
  • Quem está fora: Maicon, Douglas, Bressan, Cristian e Michel
  • Pendurado: Ramiro
  • Arbitragem: Apita Heber Roberto Lopes (SC), auxiliado por Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes (ambos de SC).
  • Transmissão: TV Globo para RS (com Luciano Périco, Mauricio Saraiva e Márcio Chagas da Silva) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Milton Leite e Mauricio Noriega). O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

Source

Related posts

Leave a Comment