You are here

Bolsas chinesas sobem pelo 3 prego seguido antes de feriado, mas Tquio recua

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira (14), com as da China ampliando ganhos recentes antes de interromperem as atividades para o feriado do chamado ano-novo lunar e a do Japão caindo em meio ao fortalecimento do iene em relação ao dólar.

No terceiro dia seguido de valorização, o índice Xangai Composto subiu 0,45% hoje, a 3.199,16 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,48%, a 1.739,15 pontos. Correram rumores de que Pequim teria incentivado alguns investidores a comprar ações e outros a limitar grandes vendas de papéis.

A suposta iniciativa do governo chinês veio antes do feriado de ano-novo do país, que manterá os mercados da China fechados entre amanhã (15) e o próximo dia 21.

Já em Tóquio, o Nikkei caiu 0,43%, a 21.154,17 pontos, renovando mínima em quatro meses depois que o iene atingiu máxima em 15 meses frente ao dólar durante a madrugada e após números mais fracos do que se esperava da economia japonesa. No trimestre de outubro a dezembro, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão avançou em ritmo anualizado de 0,5%, bem mais fraco do que o aumento de 2,2% registrado nos três meses anteriores e também inferior ao acréscimo de 0,9% previsto por analistas, segundo dados oficiais publicados ontem à noite.

Diante da recuperação recente das bolsas de Nova Iorque, que ontem subiram pelo terceiro pregão consecutivo depois de sofrerem fortes tombos na semana passada, outros mercados asiáticos também exibiram viés positivo nesta quarta.

O Hang Seng se destacou em Hong Kong e saltou 2,27%, a 30.515,60 pontos, graças ao bom desempenho de ações financeiras e de tecnologia. Em Seul, o sul-coreano Kospi avançou 1,11%, a 2.421,83 pontos, impulsionado pela Samsung Electronics (+3,1%) e por grupos farmacêuticos, antes de parar as operações nos próximos dois dias devido a um feriado nacional. Na capital filipina, Manila, o PSEi teve alta de 0,33%, a 8.598,11 pontos. Em Taiwan, não houve negócios hoje.

Na Oceania, a bolsa australiana caiu, pressionada por ações de mineradores e de várias empresas de consumo. O S&P/ASX registrou baixa de 0,25% em Sydney, a 5.841,20 pontos. 

Source

Related posts