You are here

Arte do futuro? Inteligncia artificial da Microsoft cria pinturas a partir de um simples texto

Parece que no futuro as máquinas também serão capazes de criar arte. Pesquisadores da Microsoft estão desenvolvendo uma inteligência artificial capaz de gerar imagens para resultados de pesquisas, sem conexão com a internet, usando apenas uma descrição em texto escrita pelo usuário.

Atualmente, quase todas as empresas estão fazendo esforços para construir algo relacionado à inteligência artificial, através do aprendizado de máquinas. Alguns dos principais fabricantes de smartphones estão construindo as Unidades de Processamento Neural (NPUs) para incorporar esses pequenos chips dentro do aparelhos.

Agora, os pesquisadores também estão criando um “bot pintor”. Já vimos uma AI que transforma seus garranchos em obra de arte, mas a tecnologia da Microsoft vai além e desenha por conta própria as imagens que você deseja, com ajuda de um simples texto descritivo. Ela também pode adicionar detalhes às imagens que nem sequer foram incluídas nesse texto. Muito criativo, este bot.


CES 2018: novas TVs QLED da Samsung com resolu




Tech
08 Jan



Ambiciosa: MediaTek anuncia planos para 2018, que incluem intelig




Tech
28 Dez


Para isso, o bot foi criado em dois modelos de aprendizado de máquina – um para gerar as imagens a partir de descrições de texto e outro que usa descrições de texto para dar mais autenticidade às imagens geradas. Os dois modelos fazem parte de uma rede, conhecida como “Generative Adversarial Network”, ou GAN.

Na prática, você escreve que deseja um pássaro vermelho, com branco e um bico pequeno. A máquina vai gerar uma imagem de um pássaro que não existe no mundo real, mas se parece muito com uma fotografia.


De quebra, o bot vai supor que a ave está pousada sobre um galho e que há um belo céu azul de um dia ensolarado como plano de fundo.

De acordo com a Microsoft, a tecnologia poderia servir como uma espécie de assistente de desenho para pintores e designers de interiores, ou como uma ferramenta para refinamento de fotos ativada por voz. Ela também pode gerar filmes animados com base em roteiros.

Por enquanto, o bot ainda não está completo, e seus desenhos denunciam que foram feitos por máquina, e não por humanos. Já imaginou um futuro onde ninguém saberá a diferença?

Source

Related posts