You are here

Administrador Geral de Noronha realiza visita Praia da Conceio

Na manhã deste sábado (13), o administrador Geral de Fernando de Noronha, Plínio Pimentel, esteve com o com o pesquisador Léo Veras e o secretário executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos André Cavalcanti, na Praia da Conceição. A visita foi promovida para avaliar a autuação do local e iniciar a implantação de ações de educação ambiental e conscientização de turistas e moradores sobre os hábitos  dos animais marinhos, especialmente dos tubarões. 

Durante a avaliação, o administrador da ilha sugeriu que as pessoas conheçam os limites entre as pessoas e animais para diminuir incidentes, como o que ocorreu ontem (12), quando um surfista se feriu levemente ao fazer uma manobra e cair em cima de um tubarão. “Vamos desenvolver ações para que estas informações sejam disseminadas para os frequentadores das praias do arquipélago “, disse Pimentel.

Segundo o especialistas em tubarões Leonardo Veras, esta foi uma ocorrência comum no que se refere a interação  de humanos em um ambiente  selvagem como o oceano.“As pessoas devem ser informadas sobre os horários impróprios para banho, que é no início na manhã e final da tarde  e no caso de Noronha, não mergulhar próximo  a cardumes de sardinha. Ontem  tinha muitas  sardinhas e tubarões. Hoje a situação é outra. Menos sardinhas e com isso sem tubarões”, afirmou.

De acordo com o secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente  e Sustentabilidade, Carlos André Cavalcanti, investir cada vez mais em  educação ambiental é uma das principais metas para evitar este tipo de ocorrência. “Vamos fazer estudos para a colocação de placas e distribuição  de informativos antes do desembarque  de turistas para que eles saibam que Noronha é um destino quase intacto e que aqui os animais estão  dentro do seu habitat”, disse.

Um turista baiano sofreu um incidente com tubarão em Fernando de Noronha, nesta sexta-feira, enquanto surfava na Praia da Conceição no final da tarde. O jovem, que tem 20 anos, caiu da prancha e foi mordido por um tubarão. De acordo com o engenheiro de pesca e pesquisador de tubarão Léo Veras, não houve um ataque. “O rapaz caiu em cima do animal. O tubarão prendeu o braço e cuspiu. O ferimento é leve e não houve perda muscular”, esclareceu ao blog Viver Noronha. 

Segundo o Hospital São Lucas, unidade de saúde da ilha, o turista teve cortes superficiais no antebraço esquerdo e levou 15 pontos. O estado de saúde foi considerado bom e, por isso, ele já recebeu alta médica. O rapaz deu entrada no hospital por volta de 17h45.

Source

Related posts