You are here

Abaixo da meta, Ribeirão Preto prorroga vacinação contra gripe pela 3ª vez | Ribeirão e Franca

Nova data limite para públicos prioritários é 7 de julho. Baixo número de casos desmotiva pacientes a procurar a dose, diz coordenadora de campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (SP) prorrogou pela 3ª vez a campanha de vacinação contra a gripe depois de ficar abaixo da meta de imunização. De acordo com a administração municipal, a decisão segue uma orientação do Estado.

A campanha contra o vírus Influenza foi iniciada em abril com foco em cerca de 200 mil pessoas, entre gestantes, crianças entre seis meses e menos de 5 anos e agentes de saúde, mas até semana passada havia conseguido em torno de 77% dessa meta, segundo dados da Vigilância Epidemiológica.

A vacinação deveria ter sido encerrada em 26 de maio, mas foi prorrogada inicialmente para 9 de junho. Em uma segunda vez, a campanha foi estendida para o dia 23 e, agora, para 7 de julho.

“Este ano, como não tivemos muitos casos e não tivemos óbito confirmado até o momento, as pessoas não se preocuparam, ainda acham que estão protegidas, se esquecem que o vírus que circula anualmente muda”, alerta Mayra Fernanda de Oliveira, coordenadora do programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Além de gestantes e crianças de seis meses a 5 anos, também são grupos prioritários os idosos, trabalhadores de saúde, puérperas – ou seja, mulheres que tiveram filho há até 45 dias -, pessoas com doenças crônicas e professores. Pessoas alérgicas a ovo ou a algum componente da vacina têm restrições.

Source

Related posts

Leave a Comment